Mudanças nas paradas de ônibus do Centro geram desconforto, Prefeitura explica os motivos

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A segunda-feira (06) teve muitas reclamações dos usuários do Transporte Coletivo relativo a mudanças das paradas na zona centra de Canoas. Muita gente, não sabia, ou estava desgostosa com os novos pontos de embarque e desembarque.

Até o Prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, reclamou que seus moradores foram impedidos de descer no ponto que estavam acostumados e que nada havia sido avisado pela Metroplan, responsável pelo transporte intermunicipal. A cidade vizinha protocolou ação civil pública contra Canoas. A solicitação é para que a administração canoense “se abstenha de impedir o uso compartilhado da parada de ônibus próxima ao terminal metropolitano situado na estação Canoas”.

A manhã foi bem confusa, tanto do lado da Guilherme Schell e no paradão da Victor Barreto. O Executivo declara, que mudanças, apesar de necessárias, tendem a ser confusas em um primeiro momento.

O Prefeito de Canoas Airton Souza declarou em suas redes sociais: “no início toda mudança gera dúvida e resistência, e isso é natural. Mas com o tempo, as ações começam a fazer sentido e mostram resultados concretos no dia a dia. Essa mudança foi planejada com base em estudos técnicos detalhados e tem como objetivo reduzir os atrasos dos ônibus, organizar o fluxo de veículos e garantir mais eficiência e fluidez na mobilidade urbana da nossa cidade”.

EM NOTA A PREFEITURA EXPLICA MUDANÇAS NO TRÂNSITO DE CANOAS

Nos últimos dias, temos implantado uma série de mudanças no trânsito da cidade, com um objetivo bem claro: melhorar a nossa mobilidade urbana.
Uma coisa é certa: precisamos agir! E precisamos agir agora.

Por conta do aumento do contingente de carros, do crescimento de mais de 50% no número de usuários do transporte público, impulsionado pelo nosso programa de gratuidade na passagem, e do impacto das obras de mobilidade — como a ampliação dos viadutos da Metrovel e da Boqueirão, além da futura construção do túnel da Domingos Martins —, as mudanças são necessárias.

E muitas delas já se mostraram eficazes. Um bom exemplo é o trecho da Victor Barreto, em frente ao Colégio La Salle, onde conseguimos aumentar a fluidez do trânsito de maneira bastante satisfatória.

Hoje passou a vigorar uma nova alteração com o objetivo de melhorar o trânsito na Avenida Guilherme Schell, junto à Estação Canoas. Em horário de pico, o problema era sempre o mesmo: acúmulo de carros e ônibus, resultando em um verdadeiro nó no trânsito.

Para resolver isso, a Prefeitura de Canoas ampliou o espaço para a parada de algumas linhas de integração intermunicipal, levando o desembarque para junto do Colégio Maria Auxiliadora — o que já apresentou resultados bastante positivos na mobilidade.

É importante deixar claro que essas mudanças não desassistiram, de forma alguma, nenhum usuário de trem ou ônibus, seja ele morador de Canoas ou de fora da cidade.

Continuamos sendo um importante ponto de interseção de diferentes modais de transporte da Região Metropolitana. Canoas segue recebendo seus vizinhos e cuidando da sua gente.

Um exemplo claro disso é que somos referência em saúde para mais de 150 municípios — incluindo cidades próximas, como Nova Santa Rita, que utilizam diversos serviços de saúde disponíveis em Canoas, como, por exemplo, serviços de oncologia, traumatologia e neurologia, e também municípios mais distantes, cujos moradores vêm à cidade em busca dd diferentes tipos de tratamento.

Essa mudança foi realizada com base em estudos técnicos e tem como objetivo reduzir os atrasos dos ônibus que circulam pela BR-116, os quais serão impactados pela diminuição das pistas — de cinco para três por sentido — em razão das obras do túnel da Domingos Martins.

Airton Souza

 

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