Novo posto do IGP para confecção de carteira de identidade em Canoas

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Canoas passa a contar com um segundo posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP/RS) para a confecção de carteiras de identidade, de forma gratuita, no município. A instalação está funcionando junto ao prédio do Procon de Canoas (Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon), oficialmente, desde esta segunda-feira (17), com a abertura da possibilidade de marcação de horário para o endereço no site do IGP.

A estrutura, com dois guichês, possui  expediente no mesmo horário do Procon, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.   Os atendimentos  agendados  pela internet ocorrem   entre às 9h e 14h. Depois, os servidores passam a realizar encaixes de pessoas que procuram o serviço,  por ordem de chegada. Idosos, deficientes, e gestantes possuem prioridade.

A ampliação do serviço é viabilizada por conta do convênio entre Prefeitura e Governo do Estado. Antes disso, a demanda era absorvida somente pelo posto no Centro de Acesso a Direitos – CAD (Rua Barão do Rio Branco, 91) do bairro Niterói. O espaço recebe canoenses para a confecção do documento, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Importância do serviço
O secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Guilherme Pacífico, destaca a importância da possibilidade de ampliar os atendimentos aos canoenses. “A instalação desse novo posto do IGP atende uma demanda crescente por expedição de carteiras de identidade. O Rio Grande do Sul é um dos estados pioneiros na implantação do novo modelo desse documento, que apresenta o número do CPF como novo número padrão para identidades de todos os brasileiros”, explica o secretário de Segurança Pública de Canoas, Guilherme Pacífico.

Segundo Pacífico, após a enchente de maio, a procura pela segunda via da identidade teve aumento significativo no município. “Depois dessa catástrofe, onde milhares de pessoas perderam seus documentos, ter mais um posto de IGP na nossa cidade vai ajudar no enfrentamento a essa demanda gigantesca. Isso reforça a nossa questão cidadania, do trabalho da Secretaria de Segurança, que além do seu eixo de proteção policial, possui a questão de proteção social. Esse núcleo instalado no Procon, o outro junto ao CAD, reforçam a nossa atenção à cidadania e à proteção social”, finaliza.

Operação
O chefe da nova unidade do IGP em Canoas, Éder Godin, ressalta que o procedimento para obtenção da 1ª ou 2ª via da carteira de identidade exige o agendamento na página do IGP/RS. “É preciso marcar o atendimento pela internet e depois comparecer no horário marcado com certidão de nascimento ou de casamento”, explica. O agendamentos  são feitos   dentro do período das 9h às 14h. “Após esse horário e até o fim da tarde atendemos encaixes para idosos, deficientes, gestante e pessoas acima de 60 anos. Não tendo muita procura por parte desse público, encaixamos por ordem de chegada pessoas que procuraram, diretamente, o posto por não estarem conseguindo agendar”, explica.

Segundo Godin, o agendamento pelo site garante mais comodidade e asssegura de o cidadão que será atendido na data e horário definido.

Documentação  necessária para 1ª e 2ª via:
Documentos com CPF;
Certidão original ou cópia autenticada (em bom estado de conservação, legível e sem rasuras);
Solteiros(as): Certidão de Nascimento;
Casado(as) ou viúvos(as): Certidão de casamento;
Divorciado: Certidão de casamento com averbação de divórcio no mesmo documento;
Estrangeiro: certidão de naturalização

Não é necessário trazer foto

Isenção de taxa
Não há cobrança para 1ª via
Confecção do novo modelo é isenta também
Maiores de 65 anos também não pagam
Baixa renda – isento mediante aprovação (trazer cadastro único ou NIS)

Somente há cobrança de taxa para segunda via, no valor de R$90,75, com 30 dias úteis após o pagamento

Menor de 16 anos deverá estar acompanhado dos pais ou avós
Não é aceita certidão manuscrita
Agendamento pelo site do IGP sempre a partir das 8 horas

4 Respostas

  1. Bom.dia! Sou mais uma desabrigada, pois morava na rua Irmão Florencio, 30 no bairro Harmonia e agendei para o.dia 17/07 as 10:00 a minha identidade, mas perdi todos os meus documentos na enchente, como procedo neste caso?

    1. Tem que ir na OAB, ali no prédio do fórum, eles fazem nova certidão de nascimento e a partir disso você poderá encaminhar os outros

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