Os aguapés estão se mexendo | Quem será o Prefeito ou Prefeita de Canoas?

Clique para ouvir esta notícia

Enquanto as torcidas de Nedy e Jairo Jorge continuam em compasso de expectativa, é o Mandato Ioiô, com um vai e volta ao Paço. Canoas precisa urgente que a gestão eleita em 2020 funcione, será que serão quatro anos de estacionamento rotativo no Paço Municipal?

Vamos, aqui, fazer um pequeno resumo de como estão andando as coisas na política da Aldeia para o pleito de 2024, parece que as coisas, por debaixo dos aguapés, andam meio confusas, né?

REPUBLICANOS

Beth Colombo foi nomeada como coordenadora de bancada do Republicanos na Câmara de Vereadores de Canoas, recentemente com grande pompa o Vereador Duarte foi conduzido à presidência do partido no município, com mais de 400 filiados prestigiando o evento. Quanto aos rumos do Republicanos, só se sabe, que Beth, a grande líder do partido, tem muita afinidade com Jairo Jorge. Ela foi vice de Jairo em dois mandatos na prefeitura e não esconde de ninguém sua admiração por ele. Mas vamos esperar, afinal, o partido não tem só Beth, tem, o hoje, secretário de governo do Estado Carlos Gomes e a Deputada Franciane Bayer que no ato, em Canoas, trouxe o marido e filho para filiação nas fileiras da agremiação. Será que o Republicanos irá ter candidatura própria para prefeitura?

PARTIDO PROGRESSISTA

Marcus Vinícius, o Quinho, e Juares Hoy podem estar rumando para o PP. No desentendimento recente, parece que José Carlo Patrício e Aloísio Bamberg perderam o cabo de guerra com o atual presidente Marco Daniel. Vem aí mais uma volta aos cargos no governo para os Progressistas. E o pouso dos políticos citados na agremiação, parece estar sendo o norte de um grupo de Bolsonaristas que querem fugir da confusão que se tornou o representante da direita em Canoas. Quanto a Quinho e Hoy, restará saber quem será o candidato a prefeito pelo PP ou irão apoiar Nedy de Vargas Marques no pleito?

PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA

A Gambeta de Márcio Freitas no PDT tem gerado muita resistência e gritedo, os pedetistas não assimilaram o golpe. Prometem uma nota de repúdio sobre a filiação do vereador mais votado na última eleição. Márcio estranha esse movimento, ele acha que é o momento de agregar e não separar. Não resta dúvida que o vereador seria um grande reforço ao PDT, ele quer ser candidato a prefeito, se não for pelo PDT irá compor com outro, pois em março às águas apontam para mudanças partidárias, a famosa janela eleitoral, vamos esperar para ver. O partido quer a cadeira do vereador e ele, quer a prefeitura, com cadeira ou não Márcio é peça importante no jogo político deste ano. Com certeza não faltará partido para o vereador.

UNIÃO BRASIL

O Deputado Luiz Carlos Busato e seu União Brasil estão atentos aos movimentos políticos. Nas águas de março o partido poderá ter até três vereadores, os namoros já começaram. Patrício e Bamberg estão insatisfeitos com o PP e podem rumar para o União. Outro que andou conversando com Busato foi Alexandre Gonçalves do PDT. Eric Douglas tem uma ótima relação com Busato e Germano e sairá do PTB. Sendo assim, o União poderá ter quatro vereadores na agremiação para o pleito de 2024, será uma nominata forte para o partido que fará sua estreia na eleição municipal.

PARTIDO DOS TRABALHADORES

No PT, partido do presidente Lula, seguem as indefinições. A candidata à Prefeitura, seria Maria Eunice, mas existe uma corrente querendo Nelsinho Metalúrgico. Já outra, com Emilio Neto, quer uma composição de chapa com outras agremiações, onde Emílio seria o vice na chapa. Porém, vale lembrar que os trabalhadores estão federados com o PV e o PCdoB e uma decisão de candidatura terá que passar pelo crivo dos três partidos.

PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA

Jairo Jorge do PSD, por enquanto, é candidato à reeleição. Nada o impede de concorrer, basta ver que ele está em franca campanha e andando pelos bairros da cidade, falando com eleitores e muito ativo nas redes sociais. Resta saber como será a composição para uma candidatura de Jairo, parte do PT quer compor com o prefeito eleito em três eleições para prefeito de Canoas. Tem, também, o União Brasil, que recentemente estava na composição do governo antes de Jairo sofrer novo revés e ser afastado pela terceira vez. Não se fala mais nessa pareceria, mas a possibilidade de Rodrigo Busato compor uma chapa com Jairo não está descartada, visto que o deputado federal e líder do União, não tem planos de concorrer ao pleito municipal em 2024, mas, o amanhã será outro dia.

PARTIDO LIBERAL

Esse partido é um caso à parte, é o partido dos vários pré-candidatos, onde ninguém se entende. Um dia apoia um e no outro dia diz que não apoia ninguém. Com a confusão toda, gerada pelos caciques estaduais e federais do PL, nada está decidido.

Felipe Martini, ex-parceiro de Jairo Jorge, já fala como o candidato oficial e negocia com outras agremiações possíveis coligações. Airton de Souza, ainda no MDB, se diz o Bolsonarista da vez e, volta e meia, posa de candidato com deputados e outros vereadores da cidade.

Aliás, o que não falta é pré-candidato no Partido Liberal Canoense, temos mais Nilce Bregalda, Juares Hoy, Coronel Pacheco, Airton de Souza, Felipe Martini, Heider Couto, Pinheiro Neto e, até uma possibilidade, do Prefeito Nedy de Vargas Marques concorrer também, mas este parece que perdeu a paciência com os liberais e está tomando outros rumos.

NOVO

O NOVO, não tem nada definido e muitas possibilidades, a agremiação tem, e muito, cortejada para composições no pleito. Mas pelas conversas que ficamos a par o partido não abre mão de uma candidatura própria na cabeça da chapa para prefeitura. O momento é de definições e formação de uma legenda forte e o NOVO garante que terá 22 candidatos para a Câmara de Vereadores neste pleito, diferente da estratégia do pleito passado onde a legenda era composta por poucos candidatos.

PSOL

Seguindo a tradição o PSol deverá ter candidatura própria, a possibilidade da vez é Almiro Rodrigo Gehrat, o Cebola, ele está em franca campanha e a tiracolo com a Deputada Estadual Luciana Genro. Após concorrer aos pleitos anteriores com Paulo Sérgio e o professor Pablo Henrique Silva dos Santos, parece ter chagado a vez de Cebola pleitear ao cargo de primeiro mandatário de Aldeia.

PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (Partido Renovação Democrática)

Após a fusão com os Patriotas o PTB virou PRD, em Canoas quem preside o PTB é Simone Sabin, ela já concorreu à prefeitura e, após apoiou Jairo Jorge, e foi sua secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. Agora, nada impede de ela concorrer novamente, mas ela mesmo disse, que não é oposição por ser oposição. Seu partido tem ideias próprias e quaisquer portas estão abertas para conversas e possibilidade para o pleito que se aproxima.

PARA ONDE IRÁ NEDY

O Blog de meu amigo Rodrigo Becker diz: “Nedy de Vargas Marques tem dois caminhos se quiser estar nas urnas em 2024: um deles é o PSDB; o outro, o PP. O MDB, por enquanto, não é uma opção.

Segundo Becker, Nedy tem uma quedinha pelos tucanos, gosta do estilo de gestão de Eduardo Leite e já entabulou tratativas sobre fazer parte do ninho com conselheiros do governador. O problema é que, ano passado, o prefeito em exercício deixou as conversas com o partido de lado para iniciar contato com o PL de Jair Bolsonaro.

Ficou uma mágoa, vale dizer. O episódio, no entanto, tende a ser superado se apresentar um plano para disputar a eleição de outubro com uma nominata que faça o PSDB eleger a primeira bancada depois de duas legislaturas inteiras sem qualquer representação na Câmara de Canoas”.

4 Respostas

  1. “Canoas” só afunda com essas opções. No final várias “opositores” irão se coligar para ganhar a eleição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore