Paim cobra agilidade na construção de diques no RS para conter enchentes

Clique para ouvir esta notícia

O senador Paulo Paim (PT-RS), em pronunciamento nesta terça-feira (24), lamentou a situação do Rio Grande do Sul diante das fortes chuvas e enchentes. O parlamentar cobrou a construção imediata de diques nas áreas mais vulneráveis do estado, prometidos desde o ano passado.

Paim citou dados da Defesa Civil que apontam mais de 7 mil pessoas desalojadas e quatro mortes causadas pelas enchentes. Ele pediu união entre os governos federal, estadual e municipal para garantir socorro às vítimas e evitar novas tragédias. O senador também criticou visitas de autoridades a regiões alagadas sem ações concretas.

— Faço um apelo para o governo federal, estadual e municipal, para a união, com rapidez, em benefício da nossa gente tão sofrida. Temos que salvar vidas, o patrimônio das famílias, os animais, enfim. Eles conseguiram reconstruir, com a ajuda do governo federal, do governo estadual, e agora estão à mercê de perder tudo outra vez. Precisamos de um esforço conjunto para minimizar os impactos, apoiar as vítimas e restabelecer a normalidade. Que a solidariedade e a união prevaleçam neste momento tão difícil — disse.

O senador também abordou as desigualdades sociais no país. Segundo ele, há leis sancionadas que não são implementadas e programas sociais que enfrentam entraves por interesses contrários. Paim citou relatório da Oxfam e alertou para o crescimento da concentração de renda entre 2014 e 2024. Ele destacou que dados do Banco Mundial mostram que 45,8 milhões de brasileiros vivem na pobreza e 15 milhões estão em pobreza extrema.

— Segundo a Fundação Getúlio Vargas, em dois anos, seis milhões de pessoas saíram da pobreza extrema no Brasil, mas muitos ainda estão lá. O cenário é assustador. Mas estamos combatendo essa realidade, avançando cada vez mais, unindo todos em programas sociais. Entretanto, entendo eu que há muito o que ser feito. É importante sublinhar que o conceito de pobreza não se limita a questões econômicas, mas envolve saúde, moradia, alimentação, saneamento… educação, trabalho, segurança, entre outros. É necessário que os Poderes constituídos — Executivo, Legislativo e Judiciário — assumam cada vez mais as suas responsabilidades — afirmou.

Fonte: Agência Senado

 

2 Respostas

  1. Caso o senador viesse ao RS veria que “eles” , o povo, não conseguiram reconstruir e sim, muitos destes do povo gaúcho, abandonaram suas casas e o RS. Mas vamos seguir acreditando neste achismo do senador e colocar que metade do povo ficou e reconstruiu suas casas e vida com R$5.000,00 do governo federal e mais R$1.500,00 do governo estadual… e agora querem, os senadores, que os municípios façam as obras de contenção dos rios? Sendo que mais de 90% dos nossos impostos estão indo para Brasília e quando retornam, retornam por volta de 25% do que enviamos daqui? Mas pelo amor de Deus, políticos tem é que criarem vergonha urgente, pois este desgoverno petista e de esquerda, no Brasil e no RS, estão , Lula e Leite, literalmente enterrando o Brasil e o RS ainda vivos. Para informação: mais de 700 mil gaúchos abandonaram o RS nos últimos 6 anos.
    Onde vai o dinheiro do Déficit Público brasileiro? -Será que vai parar em ONGs ou Estados estrangeiros?- Ou é incompetência de gestão do executivo e incompetente fiscalização do Congresso? Acho que as duas coisas. Tanto não fiscalizam que o Governo usa do dinheiro público bem mais que arrecada e agora querem aumentar impostos para cobrir o déficit. Com apoio do PT. Em tempo: Os Diques nao podem ser realizados pelas prefeituras, pois além das administrações municipais nao saberem o que outros municípios estão fazendo de obras, elas nao possuem recursos para isto. (Sem contar esta raça de ambientalistas e que junto com o judiciário empacam o progresso) somado ao dinheiro dos impostos ficando, quase todo, nas festas de Brasília e nos palácios. Senadores que aparecem enviando matéria e apoiam o desgoverno federal petista. Tá que nem o Mourão … em visita ao RS. Estamos bem melhor arrumados sozinhos. Urge trocarmos senadores e deputados.

  2. Peço ao senador , que nos ajude para que o governador do estado libere a dragagem dos rios que desaguam no lago Guaíba e Lagoa dos Patos (inclusive o Guaíba e a Lagoa dos Patos em toda sua extensão , para que retire toda a areia e detritos acumulados nesses mais de 20 anos de proibição de retirada de areia dos rios , esse é um dos fatores que estão causando as enchentes e a perda de vidas , moradias , plantações , empregos e a mudança das grandes empresas dos estado para os outros estados !
    Precisamos dessa ajuda por favor , o mais breve possível !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore