Paulo Castro | O filantropo e “senhor” das Pitayas

Clique para ouvir esta notícia

Os mais antigos moradores de Canoas conhecem o Paulinho Castro, colorado fanático, filantropo, rei das serpentinas de Chopp e vereador. Hoje ele está aposentado, mas o homem não para, agora é cultivador de Pitayas em um pomar de sua residência no bairro Marechal Rondon.

Paulinho é de umas famílias mais tradicionais de Canoas, nasceu no Bairro Rio Branco em 1949, filho de Marcolina Ribeiro de Castro e Manoel Maciel de Castro. Casado com Bernardete Longhi de Castro, tem dois filhos, Daniela e Paulo Jr.

A vida profissional começou cedo, no Rio Branco, seu pai tinha um armazém de secos e molhados onde toda família trabalhava. Após, os Castros, entraram para o ramo de bebidas, quando ele tinha 18 anos, é onde trabalhou até me aposentar.

Quem não comprou um bom Chopp no Castrinho?

 A loja, tradicional, fica até hoje na rua Dona Rafaela, bem pertinho da Churrascaria Passoquinha, mudou de donos, mas continua lá.

UMA VIDA DEDICADA A FILANTROPIA

Paulinho foi um cidadão muito ativo na área da filantropia em Canoas, incansável, juntamente com sua esposa, Bernadete, participaram de diversas entidades filantrópicas da Aldeia. Ele foi, também, vereador do município por dois mandatos, trabalhou por muitos anos no Centro Social Urbano da Mathias Velho como coordenador e no clube de serviços do Rotary Clube de Canoas.

Na área esportiva, no seu colorado, foi cônsul do Inter de Canoas, hoje é cônsul honorário, presidente da Regional Inter na Grande Porto Alegre e patrão do Piquete Lenço Colorado de Canoas.

O SENHOR DAS PITAYAS

A Pitaya entrou na vida de Paulinho, através de Dona Nilsa Garcia, que trabalhava com seus pais, ela perguntou, onde se conseguia mudas de Pitaya?

Com a pergunta e atrás de respostas, ele foi à CEASA e comprou as três variedades que existiam por lá, a branca comum, a Pink e a amarela colombiana. O fato ocorreu há sete anos. Foi amor à primeira vista, ou provada, vocês escolhem o tema. Paulinho virou um pesquisador e passou a estudar e conhecer mais sobre Pitayas.

Em seu pomar, o orgulhoso Paulinho nos relata, “foi amor à primeira vista. Não foi só a beleza das flores e frutos, mas principalmente os benefícios da fruta para saúde”.  

 TÉCNICAS DO CULTIVO E PRODUÇÃO DE NOVAS VARIEDADES

Para Paulinho, o cultivo da Pitaya é relativamente fácil, mas, como toda planta, precisa de seus cuidados. Ela é da família da Cactaceae, na botânica são arbustos, árvores, ervas, lianas e subarbustos representados pelos cactos ou catos.

Sua melhor forma de reprodução com um cladódio (um galho de uns 40 cm) e colocando na terra sem muita profundidade. O crescimento é muito rápido. Mas, deve-se ter cuidado com as lesmas e caracóis, para não atacarem os brotos novos. E necessário construir estruturas verticais de cerca de, aproximadamente, 1,50 m e resistente, para a planta poder subir e encontrar apoio para quando chegar no topo.

COMO PLANTAR?

Paulinho utiliza dois sistemas de plantio:

O primeiro é o sistema de guarda-chuva, coloca-se 2 a 3 mudas por palanque.

O segundo é espaldeira, onde os ramos cobrem parte de um muro ou parede, esse é o sistema que aproveita melhor o espaço.

 Ele esclarece:para quem tem pouco espaço e quer ter mais variedades, se faz o enxerto na copa da planta. Tenho várias Pitayas com este sistema”.

O APRENDIZADO E O RESULTADO

Agradecido e orgulhoso, Paulinho lembra: “aprendi muito sobre a Pitaya com minha parceira Rosane Bohrer, que mora no bairro Fátima e tem sua plantação em Viamão. Hoje tenho mais de 100 variedades de Pitayas”.

Um dos pontos importantes, é observar o tempo certo da colheita, às vezes a fruta não está bem doce devido ter sido colhida antes do tempo, então fique atento neste quesito importante.

CURIOSIDADES

Existem Pitayas brancas e vermelhas por dentro.

As mais doces são a Palora do Equador e a Amarela Colombiana, brancas por dentro, mas não são comerciáveis aqui na região.

Independente do sabor da fruta, os benefícios são imensos, e é por isso que Paulinho diz, que virou plantador e apreciador do fruto.

BENEFÍCIOS DA PITAYA PARA A SAÚDE

Um dos fatores principais, por ter muitas fibras, é a ação para o bom funcionamento intestinal. A Pitaya ajuda, também, na saúde cardiovascular graças aos ácidos graxos presentes nas sementes e tem ação antioxidante.

Ela é rica em ferro, potencializada pela presença de vitamina C. A Pitaya é uma excelente opção para manutenção dos níveis saudáveis de hemoglobina e prevenir anemia. Esta maravilhosa e exótica fruta possui outros diversos benefícios a saúde.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore