Procon Canoas levará educação financeira para EMEFs

Clique para ouvir esta notícia

Os estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacob Longoni, do bairro Nossa Senhora das Graças, serão contemplados com um projeto de educação financeira, do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), do Procon Canoas. Na manhã de terça-feira (11), das 10h10 ao meio-dia, a turma do 9A participará dessa primeira atividade em 2025. Já na quinta-feira (13), no mesmo horário da manhã, será a vez dos alunos do 9B terem acesso aos conhecimentos financeiros em sala de aula.

Os trabalhos da capacitação financeira serão ministrados pela Equipe de Educação do NAS. A iniciativa busca promover a capacitação que consiste na execução de jogos lúdicos desenvolvidos a fim de trabalhar os conceitos de cidadania, de renda, de gastos, de poupança, de investimento e de endividamento junto aos alunos.

A próxima escola a ser contemplada é a EMEF Assis Brasil, no bairro Mato Grande, no dia 24 de março, nos períodos da manhã e tarde. Ao longo do ano, o projeto será aplicado com as turmas de 9º ano de todas as EMEFs da rede municipal de ensino de Canoas.

LEIA MAIS

Estelionatários aplicam golpe de falsa prova de vida do INSS

Um novo golpe está sendo aplicado por estelionatários e vem fazendo vítimas no município. Nas últimas semanas, o Procon Canoas recebeu relatos de aposentados e pensionistas da cidade que receberam uma mensagem no celular, via WhatsApp, com solicitação de suposta prova de vida pendente junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A confirmação de dados pessoais era solicitada utilizando o nome da autarquia do Governo Federal, a fim de evitar o bloqueio do benefício. “Após o envio dessas informações pessoais é concedido um crédito na conta do consumidor e, posteriormente, esse mesmo valor é transferido para os golpistas”, explica o diretor do Procon Canoas, Vinicius Rabaioli.

O Procon Canoas alerta que o INSS e nem as instituições financeiras solicitam confirmações de dados referentes a prova de vida através de ligação telefônica, SMS ou WhatsApp. O procedimento anual em casos de benefícios ativos de longa duração, como aposentadorias, pensões e auxílio por incapacidade temporária maior que um ano, é feito pessoalmente nas agências do instituto ou por meio do aplicativo Gov.br.

Em caso de dúvidas, a orientação é que as pessoas busquem informações diretamente na instituição financeira pela qual recebe o benefício ou então pelo telefone do INSS para o esclarecimento de dúvidas no número 135. “Sempre desconfiem de mensagens e ligações estranhas e não cliquem em links suspeitos ou anexos de arquivos desconhecidos. E jamais forneça informações pessoais nesse tipo de contato”, acrescenta Rabaioli.

Ainda em janeiro, o próprio INSS esclareceu que não há prova de vida em andamento e que também não direciona servidores para colher dados e fotos dos segurados ou beneficiários de auxílios pagos. Somente em alguns casos muito específicos, o procedimento é feito em casa. Entretanto, os servidores devidamente identificados não pedem cópia de documentos, nem fotografia, mas apenas conferem os dados que já estão cadastrados no sistema do INSS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore