Após um primeiro turno ocorrido no dia 06 de junho, onde quase 900 militantes que foram as urnas em que teve a candidata à presidência Agata Mostardeiro fazendo 393 votos, seguida por Vani Piovesan que alcançou 255 votos e Maicon Prado com 198 votos, as duas candidatas que disputariam o segundo turno do PED – Processo de Eleição Direta, após amplo diálogo entre as correntes políticas do diretório, firmaram um acordo histórico: uma gestão compartilhada e democrática da presidência do PT em Canoas.
As duas candidatas vencedoras do 1º Turno assumirão a liderança do Partido dos Trabalhadores em ciclos alternados.
Ágata Mostardeiro presidirá o PT nos dois primeiros anos e Vani Piovesan assumirá os dois anos seguintes. Segundo os dirigentes, isso fortalece a representatividade e a união do PT.
Em carta dirigida aos militantes, os líderes afirmam que: “a força do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que mais uma vez supera diferenças em prol da luta popular. Agradecemos a todos e a todas que participaram deste debate democrático e reafirmamos nosso compromisso com a militância combativa e transformadora que constrói o PT em Canoas”.