Realizada vistoria nos diques dos bairros Rio Branco, Mathias Velho e Niterói

Clique para ouvir esta notícia

Com a ocorrência de novas chuvas, a Prefeitura de Canoas realizou, nesta segunda-feira (17), um trabalho preventivo nos diques da cidade. Uma equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (SMO) visitou as estruturas nos bairros Rio Branco, Mathias Velho e Niterói e realizou vistorias em cada uma delas.

De acordo com a equipe técnica, os diques Rio Branco e Mathias Velho, nos quais foram realizados os reparos, estão estáveis, sem recalques ou erosões. De acordo com a equipe, o dique do Niterói, que não sofreu avarias na enchente de maio, continua com sua estrutura íntegra.

No decorrer dos próximos dias, a Administração Municipal continua com os trabalhos preventivos, com vistorias e monitoramento dos diques.

Conserto dos diques
Após o fechamento das rupturas dos diques dos bairros Rio Branco e Mathias Velho, as duas estruturas voltaram a cumprir sua função no sistema de contenção de cheias da cidade.

O conserto das rupturas de cerca de 50 metros em cada um dos diques foi essencial para a retirada das águas acumuladas no lado Oeste de Canoas. Mesmo com a complexidade da reconstrução do dique, a Prefeitura conseguiu realizar a obra no Rio Branco em menos de três dias.

No Mathias Velho, foi preciso construir uma estrada de serviço para que os caminhões e máquinas pudessem acessar o dique por área seca. Assim que a obra da via foi concluída, os trabalhos de fechamento do dique puderam ser iniciados, avançaram rapidamente e foram concluídos também em menos de três dias.

Texto: Émerson Vasconcelos
Edição: Escritório de Comunicação

LEIA MAIS

Semana terá alternância entre períodos de melhoria e chuva em Canoas

Ao longo da semana, tempo terá pancadas de chuva e períodos de melhoria
Foto: Gustavo Garbino / PMC

A semana começa com o predomínio da instabilidade em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), o tempo segue instável na segunda-feira (17), com alternância entre períodos de melhoria e eventuais pancadas de chuva no município. Segundo os institutos de meteorologia, a atenção maior será para quarta-feira (19), quando as pancadas devem ser mais volumosas e persistentes durante o dia, com acumulados expressivos, porém, inferiores a domingo. Não se descartam transtornos pontuais.

Segundo o Eclima, ao longo do final de semana, Canoas registrou 83,4 milímetros de chuva. O volume corresponde ao acumulado entre as 16h de sábado (15) e até as 21h de domingo (16). A média histórica de chuva no mês de junho é de 130,4mm.

O plano de contingência para o município permanece em vigor até quarta-feira (19). O planejamento engloba toda a área da mancha de inundação no município (lado Oeste) e assim como o bairro Niterói (lado Leste).

Previsão para os próximos dias:

Terça-feira (18): mais um dia úmido, com variação de nuvens e pancadas de chuva em Canoas. Em geral, a tendência é de baixos acumulados. Mínima de 18°C e máxima de 25°C.

Quarta-feira (19): a chuva deve ser mais volumosa e persistente durante o dia, com acumulados expressivos, porém, inferiores a domingo. Não se descartam transtornos pontuais. Mínima de 18°C e máxima de 21°C.

Quinta-feira (20): dia de tempo instável com muitas nuvens e pancadas de chuva. Em geral, as precipitações ocorrem com fraca intensidade. Mínima de 19°C e máxima de 23°C.

Sexta-feira (21): dia úmido com muitas nuvens e pancadas de chuva na cidade. A temperatura oscila pouco. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.

Texto: Fábio Radke
Edição: Escritório de Comunicação

12 Respostas

      1. Prefeito é uma piada As urnas desse ano vão acabar com sua prepotência, soberba e as inúmeras impunidades.

  1. Se houver uma cheia que atinja a altura desta de maio, com este conserto o dique da Mathias conseguiria conter a água?

    1. Se vier na mesma proporção, acredito que não aguentaria. No entanto o ponto de ruptura seria em local diferente, visto o reparo atual. E o avanço das águas teria uma dinâmica diferente. O diferencial seria a forma de contingência adotada pelo poder público, de modo à atender a população de forma mais eficiente do que do último evento climático.

  2. Que vergonha. Um dique feito desse material trivial, barato e abundante se romper e destruir as casas e empresas de milhares de familias. E levar a vida de tantas pessoas. Dobrem o tamanho desse dique, tripliquem. Incompetentes.

  3. Os diques têm fazer muros de concreto, aí depois da outro extravasamento pela erosão e fica o prefeito mandando ficar em casa ,botando saquinho de areia, grande coisa fedeu todo mundo o prefeito e seus comparsas.

  4. Os diques têm fazer muros de concreto, aí depois da outro extravasamento pela erosão e fica o prefeito mandando ficar em casa ,botando saquinho de areia, grande coisa fudeu todo mundo o prefeito e seus comparsas.

  5. Bando de incompetentes, o reparo no dique do Prata não valeu de nada, hoje começou a passar água para o bairro Fátima. Vai acontecer uma tragédia de novo.

  6. Vistoria, que vistoria é essa….olhar qualquer leigo…olha…é necessario, responsaveis….avaliar e ter laudos, responsáveis….fazer o que realmente precisa ser feito…trazer segurança pro povo…
    Se romper…novamente….quem é o responsável…por essa vistoria (dar uma olha) ???

    Dificil…entender…como tem descaso etc…etc…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore