Após o período de enchentes e a contabilização dos prejuízos registrados nas escolas municipais de Canoas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove um mutirão de limpeza nas instituições de ensino do lado Oeste da cidade. A ação, que ocorre desde o final de maio, conta com a retirada dos equipamentos danificados ou infectados pela inundação, além de remoção da lama e da desinfecção da parte interna, incluindo salas, corredores e banheiros, e da parte externa, como muros, paredes, aberturas, janelas, calçadas e pátios.
Ainda, pela logística de limpeza, as escolas do lado Leste que estão sendo utilizadas como abrigos, após sua desocupação, passarão pelo processo de higienização e reorganização para o reinício das atividades escolares.
Conforme o secretário municipal de Educação, Aristeu Ismailow, todas as 83 escolas municipais receberão a limpeza necessária, priorizando o lado atingido pela enchente. “Estamos realizando ações concomitantes dos dois lados da cidade. Do lado Oeste, está sendo feita uma limpeza mais pesada, com desinfecção dos locais. Do lado Leste, o serviço está sendo efetuado conforme a desocupação das famílias nos locais que estão servindo como abrigamento”, explica.
Foram finalizadas as limpezas externas e internas de dez escolas, duas tiveram a limpeza interna concluída, cinco estão recebendo limpeza externa e interna e, em seis, ocorre a limpeza interna. Além disso, outras 14 escolas e o Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) da Mathias Velho estão em fase de programação de limpeza.
Texto: Diego da Costa
Edição: Escritório de Comunicação