Nesta sexta-feira (31), a Prefeitura de Canoas retomou o funcionamento pleno da Casa de Bombas 3, que agora opera com os seus três motores. Ainda hoje, a Administração Municipal também concluiu a instalação de duas bombas cedidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Os equipamentos da Sabesp foram instalados junto à Casa de Bombas 6 e, somados, têm a capacidade de retirar das ruas um total de 18 milhões de litros por hora. Outras duas bombas da companhia paulista, com igual capacidade, entrarão em operação nas próximas horas, no mesmo local.
“A construção da estrada de serviço, obra que a Prefeitura realizou nos últimos dias, possibilitou o fechamento da ruptura do dique do Mathias Velho e também a instalação dessas bombas da Sabesp no local onde elas são mais eficazes”, explicou o secretário de Obras, Guido Bamberg.
A Sabesp cedeu oito bombas para Canoas. As primeiras quatro foram instaladas no bairro Rio Branco, junto à BR 448 e tem a mesma capacidade de drenagem do conjunto que funciona agora no Mathias Velho.
Atualmente, Canoas conta com 11 motores ativos em casas de bombas e 38 bombas móveis instaladas em diversos pontos da cidade. Juntos, os equipamentos retiram das ruas 207.154.800 de litros de água por hora.
Atualização de equipamentos de bombeamento 31/05/2024 – 15:45:00
Casa de Bombas 1 – Niterói
3 Motores
3 Bombas
Casa de Bombas 2 – Niterói
1 Motor
6 Bombas
Casa de Bombas 3 – Rio Branco
3 Motores
4 Bombas
Sabesp – Rio Branco
4 Bombas
Prata – Fátima
6 Bombas
Dique do Canil – Mato Grande
3 Bombas
Casa de Bombas 6 – Sabesp – Mathias Velho
2 Bombas
Casa de Bombas 7 – Mathias Velho
1 Motor
Casa de Bombas 8 – Mathias Velho
3 Motores
8 Bombas
Curitiba x São Paulo – Mathias Velho
2 Bombas
Números totais
– 11 Motores em casas de bombas
– 38 Bombas
– 207.154.800 litros p/ hora
LEIA MAIS
Prefeitura, Unicef e Visão Mundial abrem espaços de acolhimento para crianças e adolescentes a partir de segunda-feira (3)
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Cultura, a organização Visão Mundial e a Unicef abrem, nesta segunda-feira (3), dez espaços de acolhimento para oferecer atendimento psicossocial a crianças e adolescentes do município. Esses locais funcionarão onde ficam os abrigos, e a ideia é que sejam utilizados pela manhã e à tarde.
O ato para marcar o início da atividade será na Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Drummond de Andrade, na Rua 6, n° 400, no Bairro Guajuviras, a partir das 9h.
Para dar o suporte necessário, profissionais das áreas de assistência social, psicólogos e psicopedagogos darão suporte para tratar de questões como dificuldades no aprendizado e no relacionamento, violência e possíveis transtornos causados pelo impacto das enchentes, entre outros.
As crianças e os adolescentes também poderão brincar, participar de atividades interativas e em grupo e terão ações para aprimorar o aprendizado.