Reuniões entre município e órgãos de segurança pública fortalecem ações

Clique para ouvir esta notícia

A rotina de reuniões da chamada Região Integrada de Segurança Pública (RISP) — Alta Gestão das Forças — foi retomada nesta semana. O primeiro encontro após três meses ocorreu na última terça-feira (23), no Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Na ocasião, os comandos e chefes das instituições parceiras articularam, em conjunto, as ações estratégicas de enfrentamento criminal e prevenção social das violências em Canoas.

Entre os assuntos discutidos estão: a retomada da modernização do sistema de videomonitoramento do município, as operações policiais integradas entre as forças, o fluxo de trabalho com o Centro Integrado de Comando e Controle, a cruzamento das ações de prevenção do Programa “Canoas Cidade do Cuidado” com o programa estadual RS COMunidade, as iniciativas bem-sucedidas da câmara técnica para a segurança no centro da cidade e as estratégias conjuntas para captação de recursos.

“As bases do nosso trabalho são a integração, a inteligência e as tecnologias. É preciso, nesse momento, trazer um conceito de inovação e dialogar fortemente com as políticas do Estado, através do RS Seguro, e com programas do Município, como Canoas mais Segura e o Gabinete de Gestão Integrada, por exemplo”, destaca o secretário de Segurança de Canoas, delegado Guilherme Pacífico.

Ainda dentro da proposta de soma de esforços, a Guarda Municipal (GM) também voltou a fazer parte das reuniões do RS Seguro com outras forças de segurança. Segundo o diretor da GM de Canoas, Elizandro Silva, desta forma a corporação assume seu papel de proteção sistêmica e primária de combate à violência e criminalidade dentro do município e cumpre sua missão constitucional.

Em prática

Diversas ações concretas já foram colocadas em prática pelo Comando da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Canoas. Na noite de terça-feira (24), no bairro Harmonia, a Guarda Municipal participou de uma fiscalização de prisão domiciliar em apoio a Brigada Militar e Polícias Civil e Penal.

Em relação ao aperfeiçoamento dos guardas municipais, um treinamento referente ao uso de motocicletas foi desenvolvido na última quinta-feira (25). A atividade prática começou no pátio da Secretaria e seguiu ao longo do dia no Parque Eduardo Gomes.

Outras qualificações, como a participação de quatro agentes em curso de Libras e o curso Policiamento Comunitário Escolar, com todos os guardas, têm o objetivo de humanizar ainda mais os atendimentos à população canoense.

Texto:  Fábio Radke
Edição: Eduardo Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore