Com a redução no nível das águas, a volta de muitos moradores às suas casas e os comércios recuperando as suas estruturas, é preciso ter cuidado com a religação dos sistemas de energia ou fotovoltaicos, manipulação de aparelhos elétricos ou circulação por ruas alagadas com cabeamentos caídos nas vias.
Confira as principais orientações:
– Quando o retorno às residências for seguro, verifique se a energia está desligada. É recomendado que especialista vistorie as instalações elétricas.
– Se tomar choque ao ligar torneiras e chuveiros elétricos, isso indica que existe umproblema de aterramento (fio de terra) ou umidade na instalação.
– Não tente carregar aparelhos móveis como celulares e tablets em locais úmidos.
– Não ative o sistema fotovoltaico em locais cujos equipamentos foram (ou estão), de forma total ou parcial, submersos na água.
– Não encoste em postes ou estruturas elétricas para se proteger das inundações e não tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria.
– Ao se deparar com um cabo caído, não se aproxime, toque ou permita que outras pessoas se aproximem. Se o fio estiver partido, mantenha distância.
– Jamais tente levantar qualquer tipo de cabo para a passagem de embarcações, pois não se sabe se ele está energizado.
– Não encoste em árvores caídas, pois elas podem levar junto uma fiação energizada.
Fonte: RGE