Começou nesta quinta-feira (9) a montagem do segundo Hospital de Campanha em Canoas. A unidade, junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças na Av. Santos Ferreira, 1864, Bairro Marechal Rondon, vai operar das 8h às 18h.
A segunda unidade foi uma solicitação do Comando do Conjunto Taquari II. “Neste primeiro momento vamos atuar como se fosse um reforço para a cidade, este é o foco da nossa missão”, afirma o Major João Luiz, comandante do Hospital de Campanha.
Militares de Brasília, Florianópolis, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul trabalham na instalação da unidade de saúde.
O objetivo do hospital é contribuir com a população civil e, particularmente, com as pessoas que estão sendo resgatadas e necessitam de atendimento. “Não haverá limitação de atendimentos por dia”, destaca o major.
Os atendimentos disponibilizados no Hospital de Campanha serão: leitos de estabilização, sala cirúrgica para procedimentos simples, 8 leitos de observação e medicação, raio x e laboratórios de análises clínicas.
Reforço no HU
Está em funcionamento desde o domingo (5), o Hospital de Campanha, junto à Ulbra. A estrutura conta com triagem realizada pela Cruz Vermelha e atendimentos da Força Nacional do SUS, especializada em enchentes.
Transporte público gratuito permite acesso fácil a serviços da Prefeitura
O retorno das operações parciais do transporte público em Canoas, com passe livre, torna-se uma alternativa para quem precisa acessar os serviços sociais oferecidos pelo Município. Contemplando diferentes bairros que não foram atingidos pelas enchentes, os ônibus acabam sendo meio de transporte para as pessoas que procuram um dos abrigos ou mesmo buscam a retirada de alimentos e água. A operação ocorre entre 6h e 22h.
Conforme a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM), com tabela horária de domingo e ajustes nas linhas para conseguir trafegar nas áreas secas, os coletivos contemplam os diferentes bairros e a Central de Entrega de Doações (av. Getúlio Vargas com Inconfidência).
“A retomada do transporte coletivo municipal é crucial para a cidade, pois permite que as pessoas tenham acesso a serviços essenciais. Contribui para a mobilidade das pessoas, facilitando o deslocamento na fase de reconstrução”, destaca o secretário da SMTM, Diego Cigolini.
Dúvidas sobre as linhas ou informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99365-9452 ou pelo telefone (51) 3425-7637.
Linhas Operação Especial:
– AJ Renner
– L3 Boqueirão (modificado)
– São José
– Instituto Federal
– Linha 5 – São João
– Meu Rincão Boqueirão (modificado)
– Hércules
– Linha 1
– Linha 2
– C1 (modificado) sai do Hospital Nossa Senhora das Graças, vai à Ulbra e para em frente à Sogal, retornando o mesmo itinerário.
– Interior (indo até os blocos João de Barro)
– São Nicolau Moinhos (indo ao Park Shopping)