Mais um supermercado foi interditado no município de Canoas pela venda de produtos vencidos e outros danificados após ficarem submersos na enchente histórica de maio. A operação, realizada na manhã desta quinta-feira (27), foi desencadeada pelo Procon Canoas, Vigilância Sanitária do Município e contou com suporte da Guarda Municipal (GM). Situado na rua Florianópolis, no bairro Mathias Velho, uma das regiões mais afetadas pela inundação das águas no mês anterior, o estabelecimento retomou as atividades recentemente. Os fiscais identificaram latas enferrujadas, itens com rotulagem desgastada e embalagens danificadas, resultantes da tentativa de limpeza dos produtos por parte do comerciante.
“O Procon está recebendo várias denúncias de estabelecimentos que estão comercializando produtos que ficaram submersos em razão das enchentes que atingiram nossa cidade. Realizamos essa ação conjunta com a Vigilância Sanitária e, devido as más condições, o local foi interditado até que cumpram as exigências impostas para adequação”, destaca a diretora do Procon Canoas, Taís Marques. Na última segunda-feira (24), no bairro Harmonia, um outro supermercado já havia sido interditado por apresentar as mesmas irregularidades.
Além dos indícios que diversas mercadorias haviam sido lavadas, os fiscais também encontraram condições insalubres, como prateleiras enferrujadas e itens de limpeza abertos e usados, inclusive com veneno para rato acondicionado próximo de produtos alimentícios, como embalagens de leite. Na vistoria ainda foram encontradas latas enferrujadas de espuma expansiva com aplicador danificado e vencido há mais um ano.
Os fiscais do Procon lavraram um auto de infração e o estabelecimento foi interditado pela Vigilância Sanitária. O local permanece de portas fechadas até que os proprietários se desfaçam dos produtos sem condições de venda e efetuem todos os ajustes necessários para o funcionamento do local. O responsável legal precisa acionar a Vigilância para apresentar as providências e comprovar as condições adequadas para atender o público.
“O proprietário agora precisa entrar em contato com o Procon e Vigilância informando que se adequou, para depois realizamos uma nova vistoria, com a possibilidade de desinterdição. Como houve infrações constatadas, é expedido um auto de infração que resulta também na abertura de processo administrativo sanitário”, explicou o fiscal da Vigilância Sanitária de Canoas, Eduardo Selbach.
Denúncias de comercialização de produtos alimentícios atingidos pelas águas da enchente, vencidos ou em condições insalubres poderão ser realizadas à fiscalização do Procon através do WhatsApp (51) 9 9149-0991.
Escritório de Comunicação