Vereadores Mirins elegem Mesa Diretora para legislatura 2025/2026

Clique para ouvir esta notícia

A formação, que representa a legislatura 2025/2026, foi eleita após um processo de articulação, debates e composição de chapas

A nova Mesa Diretora do projeto Vereador Mirim foi definida nesta quarta-feira (12), durante encontro promovido pela Escola do Legislativo Dr. Marcos Antônio Ronchetti. A formação, que representa a legislatura 2025/2026, é composta por estudantes da rede municipal e foi eleita após um processo de articulação, debates e composição de chapas. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Canoas em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, por meio da Escola Judiciária Eleitoral.

Assumem os cargos da Mesa Diretora: Maria E. Moiano (presidente), Ághata Solidário (1ª vice-presidente), Larissa Varreira (2ª vice-presidente), Ricardo da Silva (1º secretário) e Talisson da Silva (2º secretário).

Para o diretor da Escola do Legislativo, Maximilian da Rocha Gomes, o momento foi de construção coletiva e prática democrática. “Hoje foi o momento em que definimos a composição da Mesa Diretora da atual legislatura dos vereadores mirins. Depois de um período de formação, em que eles foram capacitados sobre o papel do vereador, essa eleição representa um exercício real de representação e organização política. Eles foram desafiados a construir consensos, articular chapas e pensar coletivamente. Isso é vivenciar a política em sua forma mais elementar”, destacou.

Durante a atividade, os estudantes organizaram chapas, discutiram estratégias e buscaram pontos de convergência para chegar a uma composição representativa. A construção de acordos foi parte fundamental do processo pedagógico proposto pela Escola do Legislativo.

Eleita presidente da legislatura, Maria E. Moiano celebrou a experiência. “É um projeto que abre portas e mostra novos caminhos para quem quer conhecer a política. Entrar nesse espaço é uma conquista muito significativa. A gente teve que conversar, articular e chegar a um consenso com outras chapas. Misturamos ideias e conseguimos formar um grupo unido. Estou muito feliz e espero aprender ainda mais ao longo desse mandato”, afirmou.

Realizado desde 2023, o projeto Vereador Mirim já se consolidou como um espaço de escuta, aprendizado e participação democrática para os alunos da rede municipal. Além das sessões simuladas, os estudantes participam de oficinas, debates e encontros formativos que contribuem para o protagonismo juvenil e a formação cidadã.

A nova Mesa Diretora terá a missão de organizar as próximas agendas do projeto, incluindo reuniões com o Executivo, representantes políticos e demais órgãos públicos.

Fotos: Felipe Figueiró

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore