Após o período de férias, o calendário do ano letivo de 2024 da rede municipal de Canoas, começou nesta segunda-feira (19) com a volta às aulas dos 31 mil alunos matriculados, nas 83 escolas municipais.
Como investimento para excelência no ensino, a titular da Secretaria de Educação (SME), Leany Maria de Conti comenta como serão feitas estas entregas. “Nos próximos dias, serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal, kits com materiais escolares, uniformes e ferramentas tecnológicas. Além disso, as estruturas das nossas escolas que sofreram com a tempestade estão passando por reformas, manutenção e melhorias, a fim de que se ofereça um ambiente seguro e acolher para o início do ano letivo.
Muita expectativa e bons encontros por parte dos alunos, pais e corpo docente marcaram o primeiro dia de aula na EMEF Leonel de Moura Brizola no bairro São José. “Nós temos uma comunidade muito integrada, muito parceira, com pais que sempre se colocam à disposição para nos ajudar. Neste primeiro dia de aula, estamos com a escola decorada e aconchegante para o retorno dos nossos estudantes”, destaca a diretora Ana Willms. A escola atende do 1º ao 9º ano. “Recebemos uma sala modulada, provavelmente vamos receber mais uma, porque a busca por vaga é muito grande aqui na nossa comunidade, eles gostam muito da Leonel. A gente faz um trabalho bem bonito de inclusão, de recebimento. Respeita e incentiva os alunos”, comemora ela.
A chegada dos estudantes
“O Miguel nas férias sofreu bastante. Eu tinha que vir quase todos os dias para mostrar a escola, dizer que estava fechada. Por ser autista, nas férias tem aquela mudança de rotina. E aí a ansiedade fica a mil. Mas aqui ele é super bem recebido. A professora é maravilhosa, a escola é maravilhosa. E ele tem uma assistente terapêutica também que o acompanha. Então, nota dez para a Leonel Brizola. Eu fico muito segura quando meu filho está aqui”, destaca Márcia Lopes, mãe do aluno Miguel, do segundo ano.
A pequena Lara, também do segundo ano, era só alegria esperando para entrar no pátio da escola e rever suas amigas e coleguinhas de turma. Segundo sua mãe, Aline Saraiva, “Este é o segundo ano da Lara na escola e ela está muito bem ambientada. Adora vir a aula e nossa expectativa para o ano é a melhor possível, pois a escola é ótima, muito bem estruturada”
Para Marcelo Prado, a expectativa é grande pois seu filho Samuel trocou de escola. “Ele estava bem ansioso para começar as aulas. Já conhecíamos a Leonel e queríamos muito uma vaga aqui. Este ano conseguimos e estamos todos bem contentes com isso”, afirma.
A educação pública de Canoas conta com 39 escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs), 44 de Educação Fundamental (EMEFs), 65 escolas credenciadas e dois Centros de Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA).
Texto: Júlio Fontes
Edição: Valéria Deluca