Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta quinta-feira, 7, a entrega do Prêmio Picucha Milanez. A cerimônia homenageou 11 personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação na cidade.
O prêmio, instituído em 1997, por decreto legislativo, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas a mulheres que tenham se destacado em sua área de atuação ou meio social. O Prêmio recebeu o nome Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973. Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes.
O presidente da Câmara, vereador Cris Moraes (PV), conduziu a solenidade, acompanhado pelo Deputado Federal, Luis Carlos Busato (UB), que integrou a mesa principal juntamente com o Prefeito Interino, Nedy de Vargas Marques, a ex-vice Prefeita e homenageada, Gisele Uequed e o 2°secretário Eric Douglas.
Cris Moraes enalteceu as mulheres, que lutam sempre pelos seus direitos, contribuindo com a sociedade canoense. Para Cris, as mulheres são obrigadas por um sistema a serem multitarefas e incansáveis, porém, ainda assim, sofrem com preconceito e assédio. “A violência de gênero contra as mulheres, em especial a violência doméstica é a expressão mais perversa da desigualdade de gênero e da assimetria das relações sociais de poder existentes e é um dos mais graves problemas a serem enfrentados em nosso meio”. “Admiro-as pela resiliência, pelo empoderamento e pela consciência de suas capacidades de lutar por equidade de gênero em um mundo como o nosso”, concluiu Cris.
Gisele Uequed, ex-prefeita de Canoas e homenageada escolhida como porta-voz, expressou sua gratidão ao receber tal reconhecimento da Câmara de Vereadores. Em sua fala, destacou o trabalho conjunto com diversas mulheres que se dedicam a diferentes áreas de atuação na cidade, desde a segurança pública até o apoio a crianças e animais, passando pela educação e pelo incentivo à participação feminina na política. Gisele ressaltou a importância de dedicar tempo e esforço para o bem da comunidade, mesmo que isso signifique sacrificar momentos pessoais, e homenageou outras mulheres, incluindo a ex-vice-prefeita Beth Colombo, pela dedicação e trabalho realizado. Ao final, enfatizou que as ações realizadas não buscam reconhecimento, mas sim inspirar outras mulheres a agir, destacando que a coragem das homenageadas serve de inspiração para a continuidade da luta por espaço e direitos, demonstrando profunda gratidão pelo prêmio recebido.
O ex-prefeito e deputado federal Luis Carlos Busato expressou sua gratidão e apreço pela vereadora e por todas as homenageadas, destacando a importância de suas contribuições durante os quatro anos de mandato em que trabalharam juntos, especialmente no combate à violência contra as mulher através do programa iniciado por Gisele. Ele reconheceu os esforços de diversas mulheres que se dedicam a causas sociais importantes, como a proteção aos animais e o trabalho comunitário. Busato salientou a necessidade de olhar novamente para a cidade de Canoas, superando as dificuldades enfrentadas e unindo forças além das vaidades individuais, com o objetivo de tomar um novo rumo para o bem da comunidade.
O prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques expressou grande orgulho por retornar à Câmara, onde serviu por seis mandatos, e falou na ocasião de uma homenagem às mulheres. Ele relembrou a criação do prêmio outorgado às homenageadas, iniciativa que data de 1997 e destacou a importância dessa legislação para reconhecer o papel das mulheres na cidade. Marques homenageou os autores do projeto, incluindo o falecido vereador Cica e Cláudio Schulz, e enfatizou a relevância de valorizar as contribuições das mulheres, mencionando a história de Maria Filomena Gui Milanês, que dá nome ao prêmio. Ele concluiu parabenizando as mulheres homenageadas por suas contribuições significativas à comunidade de Canoas, destacando a importância de tal reconhecimento.
Gisele Uequed, canoense de 43 anos, é advogada, mãe e ex-vice-prefeita de Canoas, com uma trajetória marcada pelo compromisso ambiental e a defesa das pautas femininas. Sua atuação política reflete uma dedicação contínua aos direitos e à sustentabilidade, evidenciando sua paixão e comprometimento com causas sociais – indicação da bancada do PT.
Luciane Bertoletti, Delegada Titular da 3ª Delegacia de Polícia Canoas é casada com Vinicius Dal Pizzol e mãe de Manuela e Eduardo, tem uma carreira destacada como Delegada em diversas cidades e ocupou importantes cargos gerenciais e diretivos relacionados a grandes eventos como a Copa do Mundo e a Jornada Mundial da Juventude, além de funções estratégicas na Secretaria de Segurança Pública do Estado. Ela também é Mestre em Direito do Estado e Doutoranda, atuando como professora na Faculdade São Francisco de Assis – indicação da bancada do Partido da Renovação Democrática.
Mônica Ulrich iniciou como Protetora Independente em 2005, focando na castração e adoção de animais no bairro Marechal Rondon, com destaque para o significativo número de cães e felinos assistidos desde então. Participou ativamente no Orçamento Participativo para melhorias no Bem-Estar Animal e liderou ações contra o uso de carroças e em situações de risco para os animais, como temporais. Contribuiu para a reestruturação da CBEA via denúncias ao Ministério Público, desenvolveu projetos educativos nas escolas e colaborou com acadêmicos do UNILASALLE em projetos de adoção consciente e fiscalização. Mônica também esteve envolvida na regulamentação de protetores independentes, promoção da adoção de equinos e desenvolvimento de iniciativas para o Bem-Estar Animal – indicação da bancada do PV.
A Capitã Júlia Marmentini Calgaro, natural de Passo Fundo e com 29 anos, tem uma trajetória profissional iniciada na Polícia Civil como inspetora e, posteriormente, no Corpo de Bombeiros Militar, onde atualmente comanda a 1ª Companhia do 8º Batalhão, abrangendo Canoas e outros municípios. Com formação em Direito e especializações em Direito Público e Segurança Contra Incêndio, ela também atua como instrutora de Salvamento Veicular – indicação da bancada do Republicanos.
Maria Rosa Almeida, destacada estilista e costureira de Canoas e ganhadora do Prêmio Costureira Nota 10 pela TV Record, é reconhecida por seu engajamento voluntário como vice-presidente da Associação da Vila Cerne e sua liderança espiritual como Pastora Presidente do Ministério RQ – Ribeiro de Querite – indicação da bancada do Solidariedade.
Gislaini I. dos Santos Zottis, com 36 anos ao serviço público em Canoas, possui formação em Direito e História, tendo atuado como professora municipal, diretora de Escola de Educação Infantil, e Assessora Jurídica na Secretaria de Educação. Expandiu sua contribuição ao município como titular do Escritório Regional da Junta Comercial e membro do conselho fiscal do Canoasprev, além de participar ativamente em iniciativas de desenvolvimento regional e voluntariado comunitário – indicação da bancada do MDB.
Amanda Quadros de Oliveira, com 30 anos de voluntariado e destaque na imprensa, iniciou seu engajamento social ainda na pré-adolescência, realizando eventos escolares com foco em empreendedorismo e ações sociais. Sua trajetória inclui ser eleita Garota Verão e Rainha do Carnaval de Canoas, voluntariado contínuo em várias organizações, auxílio significativo durante a enchente de 2015 e a pandemia, e sucesso como digital influencer e colunista, culminando em seu papel atual como apresentadora âncora na Ulbra TV. Em 2023, foi reconhecida como Comunicadora da Cidade de Canoas – indicação da bancada do Avante.
Christiane Costa de Oliveira, conhecida como Professora Maluquinha, tem 30 anos de experiência em alfabetização e lidera, desde 2000, o Projeto Maluquinhos pela Leitura. Recebendo seu apelido de Ziraldo em 2002, ela é contadora de histórias na Secretaria Municipal de Educação de Canoas e trabalha em projetos que incluem educação fiscal e preservação ambiental, sendo criadora da Turminha da Reciclagem, que promove a conscientização sobre a separação de resíduos – indicação da bancada do NOVO.
Mirian Rodrigues da Silva Soares, com 56 anos de residência no Bairro Rio Branco em Canoas e formação em Teologia, é Pastora da Igreja Pentecostal Jesus O Rei da Glória. Ativamente envolvida com sua comunidade, ela organiza doações e eventos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e crianças do bairro, seguindo o legado de seus pais, Presbítero Abilio e Antônia Rodrigues da Silva. Mirian é mãe de Isaac Jorge e Yasmin Luiza – indicação da bancada do Progressistas.
Neuza Rufatto, com extensa carreira na educação desde 1987 em Canoas, foi diretora da Escola Jacob Longoni por 20 anos, promovendo educação de qualidade e melhorias estruturais via Orçamento Participativo. Fundou a ONG MarSeguro após uma tragédia pessoal, visando a segurança no surf. Concorreu a vereadora em 2020, sendo a mulher mais votada de seu partido, e atuou como Subprefeita do quadrante Sudeste de Canoas de 2021 a 2023 – indicação da bancada do PSD.
Vera Siqueira Santos, residente do bairro Rio Branco por 68 anos, tem uma trajetória destacada no engajamento comunitário, servindo como vice-presidente e presidente do Conselho Comunitário, e atualmente liderando a instituição até 2025. Ativa no Terceiro Setor desde 2006, ela contribui como Educadora Social voluntária, envolvendo-se em projetos comunitários, e já presidiu o Lar da Solidariedade no bairro Guajuviras, além de atuar como professora de arte/artesanato – indicação da bancada do PL.