Corsan vai instalar captação de água flutuante no rio Gravataí e dez poços artesianos,

Clique para ouvir esta notícia

A Corsan vai instalar uma nova estação de captação de água no rio Gravataí e perfurar dez novos poços artesianos em Canoas, para compensar os estragos que foram feitos em estruturas da Companhia pelas chuvas que alagaram a cidade. A estação de captação de água será flutuante e ficará na área onde o rio passa pelo bairro Niterói, o que vai possibilitar a reativação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da região. A conclusão das obras está prevista para esta quarta-feira, 8, e o reinício das operações de abastecimento deverá ocorrer a partir de quinta-feira, 9.

A Estação de Tratamento de Água de Niterói tem capacidade para tratar 600 litros por segundo e atende o lado leste de Canoas, que não foi atingida pelas enchentes. Isso representa 40% da cidade. Com a evacuação da parte oeste por causa das cheias e o aumento de pessoas na região leste, a estação agora fica responsável pelo atendimento de 80% do município.

A Companhia também abrirá seis poços artesianos no Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), no bairro Marechal Rondon, e quatro no Centro Olímpico Municipal, no Igara. Desta forma, será possível ampliar a captação e tratamento de água e aumentar a distribuição para os moradores da cidade.

Reservatórios emergenciais
Para atender a população após a falta de abastecimento causado por danos durante as chuvas, foram instalados 13 reservatórios emergenciais em vários locais, onde as pessoas podem buscar água (veja endereços abaixo). Nesta terça-feira, 7, serão disponibilizados mais dois reservatórios.

Caminhões-pipas e caminhonetes com caixas d´água
Estão também à disposição 26 caminhões-pipas para atender os moradores de Canoas, que receberão o reforço de mais 11 a partir desta terça-feira, 7. Os caminhões circulam 24 horas por dia e abastecem toda a parte leste da cidade. Além disso, 40 caminhonetes equipadas com reservatórios percorrem os bairros.

Avaliação de estragos
Equipes da Corsan sobrevoaram Canoas, na manhã desta segunda-feira, 6, para observar a situação das estações de tratamento de água. A Estação Rio Branco, na região oeste, foi a mais atingida pelas enchentes e permanece alagada. Casa de bombas e subestação de energia elétrica estão debaixo d´água, e não há previsão de retomada das atividades. Na Estação Niterói, a água já começou a baixar na área onde fica a casa de bombas.

Prevenção ao desabastecimento
A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdícios, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter a falta de água novamente.

Onde estão os reservatórios emergenciais para distribuição de água à população

ParkShopping Canoas
Rótula do Guajuviras
Supermercado Viezzer, Av. Farroupilha, 6.845 – Igara
Av. Farroupilha 8.487 – São José
Bairro Pôr do Sol – Guajuviras
CEOPE Rua Santos Ferreira, 3.201 – Estância Velha
Unidade da Corsan na Rua Frei Orlando, 118 – Centro
Unidade da Corsan na Rua Vinte e Dois de Abril, 974 – Nossa Senhora das Graças
Rua Farroupilha esquina com Augusto Severo – Niterói
Rua Padre Nóbrega – Nossa Senhora das Graças
Praça da Rua Vinte e Dois de Abril, 275 – Nossa Senhora das Graças
Rua Açucena, 1.047 – Estância Velha
Avenida Nazário, 1.525 – Olaria

Vídeo aéreo ETA Rio Branco Canoas

Uma Resposta

  1. Precisamos de água aqui no ozanan ,aonde tem pátio da Corsan ,rua Veneza ,todos são longe daqui ,quem n tem como buscar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore