A Secretaria de Cultura e o Conselho de Cultura de Canoas fazem um mapeamento para cadastrar os artistas do município que foram atingidos pelas enchentes. Por meio de um formulário online, disponível aqui, o profissional insere seus dados pessoais, a área de atuação, o endereço e os equipamentos culturais atingidos pelas inundações. Para preencher o formulário é necessário cadastrar um endereço de e-mail.
Além disso, com o apoio da organização Visão Mundial, Embraer e seus parceiros, já foram realizadas doações emergenciais como kits de alimentação, colchões e cobertores para a categoria. A partir desse mapeamento, a proposta é buscar recursos junto ao Ministério da Cultura para que os artistas recebam, de forma emergencial, um auxílio que possibilite a retomada das atividades culturais.
O secretário adjunto da Cultura de Canoas, Fábio Leivas, destaca que a ação está sendo desenvolvida a partir de demandas do Conselho Municipal dos Artistas. “Nós sabemos que diante de uma catástrofe natural, os artistas são os últimos a retomarem as suas atividades. Mesmo com a diminuição das chuvas, os prejuízos são grandes. Muitas famílias dependem deste sustento e queremos atender a esta demanda para preservar o valor cultural da nossa cidade. Este mapeamento é muito importante para garantirmos os recursos necessários junto ao governo federal”, destacou.