Em uma manhã cheia de alegria e animação, crianças de 18 escolas municipais de Educação Infantil de Canoas retornaram às aulas nesta quarta-feira (12). “Esse momento é muito importante para nós e para as crianças. Ter esse retorno, essa acolhida, esse carinho, é algo bem especial. A Valentina estava com muita saudade da escola e hoje ficou super feliz de ver os colegas, as professoras e voltar com essa rotina de aprendizado e brincadeiras”, relatou Bruna da Silva Garcia, mãe da Valentina Garcia, de 5 anos, que estuda na EMEI Beija Flor.
Nas escolas, as equipes prepararam uma recepção especial para as crianças. Na EMEI Julieta Balestro, todas as salas foram aromatizadas e decoradas com mensagens de carinho“Ficamos muito felizes em poder receber nossas crianças de volta. Esse é um momento de retomada, após um período bem difícil. Então, ter a volta desse espaço de acolhimento, para as crianças, para as famílias e para toda a comunidade escolar é muito especial”, ressaltou a diretora Adriana Vidaletti.
A retomada aconteceu apenas nas EMEIs do lado Leste, que não foram atingidas pelas enchentes. Nas escolas Terezinha Tergolina e Cara Melada, que servem como abrigo de mulheres em situação de vulnerabilidade e famílias atípicas, respectivamente, as aulas retornarão até o dia 24 de junho.
As instituições de ensino do lado Oeste ainda precisam passar por vistoria, limpeza, avaliação estrutural e quantificação dos prejuízos. No Ensino Fundamental, o retorno será de forma gradual, e o início está previsto para ocorrer a partir do dia 18 de junho.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Escritório de Comunicação