Obras de reparo dos diques Rio Branco e Mathias Velho estão concluídas

Clique para ouvir esta notícia

A Prefeitura de Canoas informa que as obras de fechamento dos diques dos bairros Rio Branco e Mathias Velho estão concluídas. Após a reconstrução de 50 m em cada estrutura, ambas voltam a cumprir sua função no sistema de contenção de cheias da cidade.

O fechamento dos dois diques foi essencial para a retirada das águas acumuladas no lado Oeste de Canoas. Mesmo com a complexidade da reconstrução do dique, a Prefeitura conseguiu realizar a obra no Rio Branco em menos de três dias.

No Mathias Velho, foi preciso construir uma estrada de serviço para que os caminhões e máquinas pudessem acessar o dique por área seca. Assim que a obra da via foi concluída, os trabalhos de fechamento do dique puderam ser iniciados, avançaram rapidamente e foram concluídos também em menos de três dias.

No momento, os diques dos bairros Mathias Velho e Rio Branco encontram-se totalmente reparados, enquanto o dique do bairro Niterói resistiu à enchente de maio e permanece com sua estrutura íntegra.

Prefeitura já recolheu 8.656 cargas de resíduos da enchente

Operação Limpeza ocorre em todos os bairros do lado Oeste de Canoa. Foto: Bruna Ourique

Realizada pela Prefeitura de Canoas, a Operação Limpeza já avançou em todos os bairros do lado Oeste de Canoas e, até esta quarta-feira (12), retirou das ruas 8.656 cargas de resíduos de casas atingidas pela enchente. O volume total das cargas é de 103.872 metros cúbicos – o equivalente ao conteúdo de mais de 41 piscinas olímpicas.

Atualmente ocorrem também trabalhos de varrição e lavagem das ruas onde já foi realizada a coleta de resíduos pelos caminhões.

Os moradores que tiverem móveis, eletrodomésticos e outros itens danificados pelas enchentes devem deixá-los em frente às suas casas para que os caminhões façam a retirada. Para intensificar o serviço, a Prefeitura fez a locação emergencial de 40 retroescavadeiras, 120 caminhões caçamba basculantes, dez caminhões garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras pelo prazo de 90 dias.

Texto: Émerson Vasconcelos
Texto: Escritório de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore