Mobilização abrange setores dos Transportes e Mobilidade, da Segurança Pública e dos Serviços Urbanos
Um planejamento especial da Prefeitura de Canoas, em conjunto com a Justiça Eleitoral, visa assegurar que todos os eleitores exerçam o direito ao voto no próximo domingo (6) — data do primeiro turno da eleição. As forças de segurança e a Secretaria de Segurança Pública de Canoas terão ações integradas a partir da concentração estratégica que ocorre na sala do Gabinete de Gestão. Os agentes contarão com o suporte de tecnologia do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para o monitoramento e para identificação de eventuais crimes, em especial, de ordem eleitoral. Os procedimentos a serem adotados já foram previamente discutidos junto à Justiça Eleitoral.
Corporações envolvidas
Além do efetivo da Guarda Municipal (GM) estarão atuantes e acompanhando o processo eleitoral em Canoas a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Polícia Penal, a Polícia Civil (PC) e a Brigada Militar (BM). Os guardas municipais reforçarão as rondas nas ruas, a segurança em colégios eleitorais e o monitoramento do CICC, que permite acompanhar as condições das vias públicas em tempo real. O efetivo estará distribuído próximo aos locais de votação nos diferentes quadrantes desde as primeiras horas da manhã e até o fim do processo eleitoral.
Reforço no transporte público
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade (SMTM) terá um esquema especial no transporte público coletivo para domingo (6). A circulação dos ônibus da empresa Sogal obedecerá à tabela horária de dia da semana, somada a um reforço de viagens, com veículos contemplando os endereços das seções eleitorais transferidas para outros locais, conforme determinação da Justiça Eleitoral. Haverá transporte público entre os antigos e os novos locais de votação. Ao todo, a empresa de transporte deve mobilizar o total de 100 coletivos.
As equipes da Diretoria de Transportes também estarão fiscalizando as operações e orientando os moradores em diferentes pontos. Em virtude da vigência do estado de calamidade em Canoas, o passe livre no transporte coletivo permanece em vigor até o dia 2 de novembro.
Limpeza de ruas desde as primeiras horas da manhã
Para garantir a limpeza das vias e calçadas em frente aos locais de votação, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos terá, desde as 6h, em cada ponto estratégico, equipes de limpeza para o recolhimento dos materiais descartados. O intuito da ação é evitar o entupimento das bocas de lobo e garantir a segurança dos pedestres, além de coibir a prática ilegal de descarte de materiais políticos às vésperas do período de votação. Também haverá uma equipe de fiscais de limpeza para autuar os veículos que forem flagrados descartando materiais, de forma indevida. O monitoramento será feito por câmeras e também de forma presencial, com a equipe circulando pela cidade.
Confira os locais das zonas eleitorais 66ª e a 134ª que sofreram mudanças
Local original / Novo local
EEEM Guarani / Colégio IPUC (Av. Guilherme Schell, 5000, Centro)
Paróquia N. Senhora de Fátima / Colégio IPUC (Av. Guilherme Schell, 5000, Centro) EEEF Dr. Victor Hugo Ludwig / Unilasalle, prédio 1
EEEM Bento Gonçalves / Unilasalle, prédio 15
EEEM Guilherme de Almeida / Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC)
EMEF Ceará / QI Faculdade e Escola Técnica
Colégio Est. Tereza Francescutti / Associação Pestalozzi
Colégio Ulbra São / João Paróquia São Luís Gonzaga
EMEF Assis Brasil / Alcy Paulo de Oliveira (CICA)
EMEF General Neto / EMEI Pé de Moleque
Centro de Pastoral La Salle / Sociedade Porvir Científico
(seções 51, 54, 76, 96, 117 e 139)
Centro de Pastoral La Salle (12 e 45) / EEEF Augusto Severo
Associação dos Moradores do Jardim Ideal / EMEF Jacob Longoni