Abertas as inscrições para seminário de inclusão e acessibilidade

Clique para ouvir esta notícia

Estão abertas as inscrições para o VII Seminário de Inclusão e Acessibilidade, promovido pela Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social da Prefeitura de Canoas e por entidades e instituições do setor. O encontro ocorrerá no dia 3 de dezembro no Teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizado na Avenida Guilherme Schell, 5.340, bairro Centro. A atividade é alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e Dia Nacional da Acessibilidade, comemorado nessa data. As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico, clicando neste link

Segundo a diretora da Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social de Canoas, Xênia Portilho, o seminário é uma atividade tradicional para o segmento das pessoas com deficiência. “Nesta sétima edição, serão trabalhados temas que repercutem no processo de inclusão social e escolar das pessoas com deficiência: a avaliação biopsicossocial, a avaliação pedagógica e os tipos de acessibilidade”, explica. Xênia acrescenta que 2024 tem sido um ano atípico para as pessoas e para as organizações sociais. “Embora todos os percalços causados pela tragédia climática de maio, precisamos manter em pauta a inclusão e acessibilidade, compartilhando conhecimentos e experiências”, completa.

Confira a programação:

13h – Credenciamento
13h30 – Abertura oficial
13h45 – Momento artístico – Dança – Associação Legato
14h – Painel 1 – Avaliação Biopsicossocial e a Efetivação de Direitos
Painelista: Moisés Bauer Luiz – diretor de Diversidade e Inclusão da SJCDH
14h40 – Painel 2 – A Avaliação Pedagógica e a Inclusão Escolar de alunos com Deficiência
Painelista: Sheyla Werner – professora Visitante do Atendimento Educacional Especializado do IFRS – Campus Porto Alegre
15h20 – Questionamentos
15h30 – Coffee break
15h50 – Momento Cultural – Standard Comedy – Inclusão através da Comédia – Antonio Marcos Rubim
16h – Painel 3 – A acessibilidade como premissa para a inclusão – Painelista: Dr. Jorge Amaro de Souza Borges
16h50 – Questionamentos
17h – Encerramento

Escritório de Comunicação

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore