Scott e Morgana conversam com leitores de Canoas sobre literatura
Dois escritores gaúchos, radicados em São Paulo, participaram neste domingo (24) de encontro com leitores no Auditório Sady Schwitz, na 39ª Feira do Livro de Canoas. Paulo Scott e Morgana Kretzmann falaram com o público sobre literatura e a sua produção literária. A atividade foi um bate-papo descontraído, em que fizeram perguntas entre si e também responderam às questões do público. A escritora Irka Barrios estava na plateia.
Scott se solidarizou a Canoas, cidade que foi fortemente atingida pela enchente de maio, e elogiou a perseverança do município que, apesar das perdas, manteve a Feira do Livro deste ano. “Estamos muito comovidos de falar com essas pessoas que são sobreviventes”, destacou ele, que é casado do Morgana.
Natural de Porto Alegre, Scott é autor de 12 livros, entre romances, contos e poesias. Reconhecido por abordar questões sociais e raciais em suas obras, é premiado pela Fundação Biblioteca Nacional, Associação Paulista de Críticos (APCA), Açorianos de Literatura e muitos outros. Foi finalista do Jabuti, do Prêmio São Paulo de Literatura e Prêmio Literatura Casa da América Latina (Portugal). O romance Marrom e Amarelo é uma de suas principais obras, destacando-se pela profundidade dos temas abordados.
Já Morgana, que é de Tenente Portela, na fronteira com a Argentina, ganhou destaque com seu romance de estreia Ao Pó, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura. Em seu trabalho mais recente, Água Turva, ela explora reflexões sobre o meio ambiente e questões sociais, tratando do Parque Estadual do Turvo. “Temos grandes histórias que acontecem no Brasil profundo, em cidades pequenas. Não é o fim do mundo, onde tudo termina, mas onde começam as grandes histórias”, comentou, destacando a importância da persistência para quem quer se tornar escritor.
A 39ª Feira do Livro segue até o dia 30 de novembro na área central de Canoas, incluindo a Praça Emancipação e as Ruas 15 de Janeiro e Ipiranga. O evento reúne 27 escritores, entre locais e de outras regiões do Estado e do Brasil, e conta com a participação de 22 bancas de livros.
Teatro de bonecos movimenta a Feira do Livro de Canoas
O espetáculo infantil “A Menina do Colar e a Girafa Elétrica – Além dos Astros” atraiu o público adulto e infantil da Feira do Livro de Canoas na tarde deste domingo (24) para dentro do Auditório Sady Schwitz, na Prefeitura. A psicóloga Audrey da Silva, moradora do bairro Mathias Velho, levou o filho Henrique, 4 anos, à feira para comprar livros e aproveitou para conferir a peça.
“Vi a programação pelo site da Prefeitura e trouxe o Henrique para assistir ao teatro de bonecos. Também aproveitei para comprar livros, pois apesar dele não saber ler ainda, leio para ele. Assim, estimulo o desenvolvimento dele e o gosto pela leitura”, destacou. O espetáculo infantil tem nova apresentação nesta segunda-feira (25), às 10h15, com entrada franca.
A peça aborda literatura, música, teatro e fantoches para apresentar de forma lúdica assuntos históricos e culturais como a mitologia e a astronomia. Ao todo, seis personagens marcantes, como o Pégaso de Pau, o Vidente Xalalá e a Rita Maldita contribuem com as protagonistas na jornada. Trilha sonora original, ao vivo, bom humor e poesia completam a encenação. O espetáculo é inspirado em livro do escritor, professor e músico Carlos Albani, lançado em 2017.
A Feira do Livro segue até o dia 30 de novembro, com uma programação diversificada, incluindo sessões de autógrafos, palestras e apresentações culturais.
Confira a programação desta segunda-feira (25)
9h às 17h – Exposição Dolls – Biblioteca Pública João Palma da Silva
9h – Encontro com Escritor – Angela Xavier – Auditório Sady Schwitz
9h – Yoga infantil – Bebeteca da Biblioteca Pública
9h – Pintura facial – Área central
10h15 – Teatro de Bonecos – A medida do colar e a girafa elétrica – Auditório Sady Schwitz
10h15 – Contação de história – Área Central
14h – Encontro com Escritor – Angela Xavier – Auditório Sady Schwitz
15h – Yoga infantil – Bebeteca da Biblioteca Pública
15h30 – Encontro com Escritor – Antônio Schimeneck – Auditório Sady Schwitz
15h30 – Mostra de Teatro de Rua – O lançador de foguete – Área Central
16h – Sessão de autógrafo – “Poli: nossas memórias, nossa história” e “Âmago” – Espaço do escritor
18h – Mesa Escritores Canoenses Não-Ficção – Auditório Sady Schwitz
18h30 – Pocket Show – Corrêa Six – Área Central
19h30 – Teatro – Mulheres de Machado – Auditório Sady Schwitz