Com a chegada da primavera e em seguida do verão, a praia se torna um dos destinos preferidos para os brasileiros.
Embora esse seja um passeio muito aguardado e desejado para revigorar a mente e o bronzeado, os cabelos acabam sentindo a junção de Sol, vento, areia e água salgada.
Para aproveitar mais as férias e garantir a saúde e beleza dos cabelos é fundamental conhecer quais são os riscos e cuidados com seu cabelo na praia.
Quais são os riscos para os cabelos na praia?
Ainda que seja um ambiente de lazer e descontração, as praias reúnem alguns elementos que, em excesso, são prejudiciais.
Uma das principais vilãs na praia é a radiação solar, cujo excesso causa danos à estrutura do fio. O resultado são fios mais frágeis e propensos à quebra.
O outro problema é a água do mar, que pode ser danosa devido à elevada concentração de cloreto de sódio – o sal.
Um pouco de banho de mar pode até ser benéfico, ajudando a remover o excesso de oleosidade dos cabelos e promovendo um efeito de esfoliação leve.
No entanto, em excesso, a água do mar causa ressecamento do cabelo, aumento do frizz e embaraçamento.
Adicione ainda a areia que entra em atrito com o fio, aumentando os danos ao fio sensibilizado pelos demais agentes ambientais.
Como se não bastasse, por fim, o vento favorece o embaraçamento e quebra dos fios. Enfim, definitivamente a praia não faz bem aos cabelos.
Cuidados antes e depois da praia
Embora existam agravos do ambiente praiano aos cabelos, é possível adotar cuidados preventivos que minimizem significativamente os danos aos fios.
Pré-praia
Os cuidados com o cabelo na praia começam antes mesmo da viagem. Como você já sabe que o ambiente marítimo é mais propício a danificar os fios, a recomendação é investir em uma hidratação profunda antes de viajar.
Se tiver o cabelo cacheado ou crespo, invista também na umectação dos fios com óleos vegetais para maior proteção.
Os fatores ambientais também comprometem os resultados de procedimentos químicos que, por sua vez, fragilizam ainda mais os fios. Assim, a recomendação é deixar técnicas de alisamento, tintura, etc. para depois da viagem.
Aplicação de produtos protetores
Um amigo fiel dos cabelos na praia é o protetor térmico. Ele deve ser aplicado no início do dia, assim como o protetor solar.
Ele também precisará ser reaplicado toda vez que molhar os cabelos, seja com água do mar, piscina ou duchas.
Cabelos naturalmente mais ressecados precisam de proteção e hidratação extras, portanto, invista em formulações que associam agentes condicionantes com a proteção térmica.
Limpeza dos fios
Um cuidado fundamental com o cabelo é a higienização dos fios ao longo do dia de praia.
Cada vez que entrar no mar e molhar os cabelos com água salgada, é bom enxaguar os fios com água doce na sequência para remover o excesso de sal e evitar o ressecamento.
Essa limpeza só com água pode ser feita quantas vezes forem necessárias ao longo do dia. Mas, na sequência, não se esqueça de reaplicar o protetor térmico.
Penteados e acessórios
Uma recomendação que minimiza o atrito dos cabelos e, principalmente, o embaraçamento causado pelo vento, é optar por penteados como coque, rabo de cavalo ou trança.
Mantenha o penteado para entrar no mar e ficar na areia, por exemplo, mas após molhar o cabelo, é indicado soltá-lo para secar e depois prender de novo.
O mesmo vale para acessórios como bonés e chapéus. Eles não devem ser usados quando os cabelos estão molhados ou úmidos – seja da água ou suor – pois predispõe o ambiente do couro cabeludo à proliferação de fungos.
Exposição ao sol
Mesmo com o uso correto do protetor térmico, evite a exposição solar em momentos de Sol intenso.
Faça uso de acessórios como bonés e chapéus, tomando o cuidado para não abafar o couro cabeludo úmido.
Higienização
Após o dia de praia e quando já se sabe que não vai mais entrar no mar ou na piscina, é recomendado lavar o cabelo com shampoo e condicionador usando água fria ou morna para essa higienização.
Nos dias de praia é fundamental lavar os cabelos diariamente para garantir uma higienização correta e remover o acúmulo de resíduos dos produtos aplicados durante o dia, como areia e sal. Prefira xampus suaves e sem resíduos.
Hidratação profunda e tratamentos especiais
Após a lavagem dos cabelos é recomendado fazer uso de hidratantes capilares sem enxágue para ajudar na hidratação do cabelo, minimizando os danos dos dias de praia.
Se a duração das férias for maior que uma semana, reserve dois dias para fazer uma hidratação profunda, ajudando na restauração dos fios. Cabelos normalmente mais ressecados podem demandar cuidados mais intensivos nesse período.
Secagem correta
Se possível, não faça uso de aparelhos térmicos como o secador, chapinha ou babyliss durante os dias de praia. Após os dias já quentes, é bom dar um descanso do calor para os fios.
Entretanto, entre dormir com o cabelo molhado ou usar o secador, o recomendado é secar o cabelo fazendo o uso correto do aparelho e aplicando protetor térmico previamente.
Tratamento capilar
Após alguns dias de férias na praia pode ser indicado recorrer a um tratamento especializado para hidratação e restauração dos fios.
Entre os resultados de tratamento capilar estão a melhora da hidratação, aumento do brilho e diminuição da quebra e frizz. Além dos benefícios estéticos, esses cuidados também ajudam na promoção da saúde capilar.