Dois jovens talentos de Canoas representaram o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, na Colômbia, e trouxeram medalhas para casa. Arthur Bonato de Melo, aluno do 8º ano da EMEF General Osório, sagrou-se bicampeão Sul-Americano Escolar na modalidade judô até 48 kg. Já a paratleta Yasmin Carvalho, do 9º ano da EMEF Prefeito Edgar Fontoura, brilhou nas piscinas, conquistando uma medalha de prata e duas de bronze na natação em sua estreia em competições internacionais.
Arthur foi o porta-bandeira da delegação brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos Escolares, um momento que ele descreveu como inesquecível. “Foi uma sensação muito boa, mas fiquei nervoso porque nunca tinha feito isso antes. Gostei muito de representar o Brasil”, contou o jovem judoca, que vê um futuro promissor no esporte. “Minha meta é seguir como atleta de alto rendimento e participar de mais competições internacionais. Já estou me preparando para o Mundial Escolar na Sérvia no ano que vem”, revelou.
Para Yasmin, a natação começou como uma atividade física e logo se tornou uma paixão. “No início, era só para me movimentar, mas fui me apaixonando pelo esporte e hoje é minha meta de vida. Conquistar três medalhas na minha primeira competição internacional foi algo emocionante. Nunca imaginei que estaria no pódio com pessoas torcendo por mim. Foi uma conquista muito grande”, destacou a paratleta, que já mira novas competições..
“A Yasmin é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas. À medida que ela se envolve mais com as competições esportivas, percebemos uma evolução significativa também no rendimento escolar. A disciplina e a determinação que ela demonstra na natação refletem diretamente em sua dedicação aos estudos”, destacou Fabiana Damasco, diretora da EMEF Edgar Fontoura.
Festival de Atletismo ACF será neste sábado (14)
Neste sábado (14), o Festival de Atletismo ACF – Canoas reúne jovens atletas no Centro de Esporte e Lazer Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, por meio do Projeto Atleta Cidadão do Futuro, em conjunto com o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro. O festival tem como objetivo incentivar o esporte e promover a inclusão, fortalecendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.
A competição será das 9h às 11h30 e está dividida em categorias, por faixa etária:
– 2007 e 2008
– 2009 e 2010
– 2011 e 2012
– 2013 e 2014
– 2015 e 2016
Os ganhadores de cada categoria serão premiados com medalhas. Em caso de chuva, a organização adaptará as atividades dentro do ginásio, garantindo que o evento ocorra sem imprevistos.