Chegamos ao 14º entrevistado no CONHECENDO SEU VEREADOR, quem tomou um Café com o Notícias da Aldeia Canoas foi o vereador eleito em primeiro mandato Daurinei Alt. Ele foi eleito pelo PSD com 2.031 votos, e é herdeiro político de seu pai Dauri Alt (já falecido) que também foi vereador em Canoas.
Daurinei declara: “sou um de nós, canoenses. Uma pessoa honesta, humilde e trabalhadora. Vim de família modesta, nasci em Sobradinho, mas meu coração é canoense”.
Natural da região Centro-Serra, veio para Canoas em 1979. Sempre morador do bairro Mathias Velho, onde criou raízes e reside até hoje.
O vereador nos conta: “comecei cedo a trabalhar. Fui comerciante, no início vendia roupas. Continuei no comércio com a família, abrimos um mercadinho.
Meu pai sempre trabalhou duro. Dia e noite. Guardava a maioria do que ganhava, e conseguimos expandir, conquistando tudo com muito suor e muita luta. O que temos hoje foi tudo erguido ao lado de toda a família, levando o nome e a marca Alt. Não é só no nome que me confundem com ele. Meu pai, Dauri Alt, é minha grande inspiração para ter entrado na política. Era uma pessoa de grande coração e humilde. Sempre ajudou as pessoas, mesmo não fazendo parte do Legislativo, o que ele sempre almejou. Em Canoas, será lembrado por ser uma pessoa batalhadora e generosa com todos. Foi candidato algumas vezes, com votações expressivas, mas infelizmente não foi eleito. Como suplante, chegou a assumir uma cadeira no Legislativo, e seu nome está gravado na história como vereador de Canoas — mesmo com pouco tempo de mandato, em 2010”.
Dadas as devidas apresentações vamos ver o que pensa o vereador Daurinei Alt.
O senhor foi eleito pelo partido de Jairo Jorge, o PSD, recentemente sua agremiação lançou uma resolução de conduta, com isso, como ficará sua relação com o governo Aírton Souza/Rodrigo Busato?
Nada tenho contra as pessoas que estão no Paço Municipal. Tenho boa relação tanto com o Prefeito Aírton quanto com Vice Rodrigo, mas a política é dinâmica e nos colocou como adversários políticos. Hoje, sou oposição à atual administração, mas ambos fomos escolhidos para trabalhar por Canoas. Desejo o melhor para a cidade. Sempre analisarei bem os projetos e votarei a favor dos canoenses no que achar correto; serei contrário ao que não me parecer certo.
O senhor disse recentemente que irá atuar e fiscalizar todas as áreas fragilizadas e quase abandonadas. Quais são as principais carências do município?
Saúde é o principal problema que Canoas tem enfrentado. Há longas filas de espera por cirurgias e até por exames, UBS lotadas, UPAs com espera de mais de seis horas. Isso é inadmissível para um município do tamanho de Canoas — e que não atende só aos canoenses, mas outros municípios da Região Metropolitana e do Interior. Somos referência na saúde para mais de 150 municípios.
Como o esporte é meu chão, tenho um ginásio e uma escolinha, na maior parte comunitária, que acolhe muitos moradores, já ajudei muita gente a competir. Incentivo muito o esporte, seja amador ou de alto rendimento, quero ter um olhar diferente para essa área. Afinal, também sou presidente da Comissão de Esporte e Lazer do município, e quero poder, com meus colegas do Legislativo, levar Canoas novamente ao posto de cidade do esporte.
O vereador é morador da área atingida pelas enchentes. Que trabalho fez e continua a fazer para ajudar a população do lado devastado?
Sou morador do Mathias Velho. Onde residimos, por incrível que pareça, é uma área mais alta do bairro. Ainda assim, a água chegou até nossos empreendimentos “apenas” 50 cm.
Antes da chegada das águas, abri as portas do meu ginásio de esportes para abrigar os moradores que tiveram que abandonar suas casas. Recebemos gente de vários locais: Harmonia, Mato Grande, do Mathias mesmo, e as alocamos no ginásio e no salão de festas, mas à medida que as águas continuavam a avançar e, no sábado à tarde, entraram no ginásio, ajudamos a remover as pessoas do ginásio para a parte de cima da madeireira (que era uma loja de móveis). Acolhemos naquele período aproximadamente mil pessoas, inclusive na minha residência e nas dos meus familiares. Oferecemos alimentação e roupas, para que ninguém ficasse desamparado.
Infelizmente, nesse período surgiram muitas mentiras, mas fizemos o que pudemos para ajudar. Doamos alimentos do mercado, abrigamos por todo o tempo que foi necessário as pessoas que quiseram permanecer. Muitas foram resgatadas e acabaram indo embora, mas ficou muita gente também. Foi um período muito difícil. Fiquei quatro dias praticamente sem dormir, tentando dar o máximo para acolher a todos. Depois que as águas escoaram, disponibilizei o ginásio como centro de doação de água potável e roupas. Também utilizei o caminhão da madeireira para deslocar as pessoas que vinham pelo único acesso a pé, pela BR-448, trazendo-as da esquina com a Florianópolis até nossos estabelecimentos, para que pudessem ir até suas casas. Fiz isso por dias seguidos, até que o acesso por carro fosse aberto. Tenho certeza que tentei dar o meu melhor a todos e foi de coração.
Como vem sendo a estreia, junto a oito novos nomes, no Legislativo? A recepção tem sido boa?
Desafiadora, com aquele frio na barriga que é natural e até sintomático de quem quer fazer sempre o melhor e o mais correto. Fui muito bem recebido por todos aqui na Casa, onde tanto eu quanto minha equipe temos sido auxiliados em tudo, e agradeço muito ao Presidente, Eric Douglas e a todos os servidores por nos darem todo o suporte nesse início de gestão.
Quais as suas ações e que atuação como legislador irá priorizar? Quais propostas e projetos?
Minhas ações serão de fiscalizar e buscar novos recursos para as áreas que mais necessitam. Não serei vereador de um tema só, serei atuante em todas as áreas, mas vou dar prioridade à saúde e ao esporte. Inclusive, no esporte, a gestão passada, junto da SMEL, conseguiu recursos pré-aprovados por meio do projeto do governo do Estado de reconstrução, para reformas e melhorias em nossas unidades esportivas — inclusive a reforma total do nosso Centro Social Mathias Velho. Só esta obra receberá R$ 5,6 milhões, o que é muito importante para o bairro e para Canoas, pois reunia um excelente leque de atividades educacionais e esportivas. Não podemos perder esses recursos, portanto queremos que sejam bem aproveitados, de forma que essas melhorias e reformas sejam executadas da melhor maneira.
Deixe uma mensagem para a população canoense.
Agradeço a confiança que recebi das 2.031 pessoas que votaram em mim. Não serei o vereador somente delas, serei o vereador de toda Canoas, e meu gabinete está de portas abertas para receber a todos. Portanto, não mudarei minhas raízes, estarei sempre junto da população que, me acolhendo, tornou-me canoense. Procurarei sempre o melhor para a nossa cidade.