Se falarmos de Alexandre Duarte de Chaves, ninguém saberá quem é né?
Mas o Pastor Duarte, que acabou de ser reeleito com 2.627 pelo Republicanos, todos saberão. Ele é nosso 15º convidado para um Café com o Aldeia de Notícias Canoas no quadro CONHECENDO O SEU VEREADOR.
Duarte nasceu em 30 de agosto de 1980, é radialista, casado. Atualmente está cursando gestão pública. Desde pequeno aprendeu o valor do trabalho com seu pai até ter idade para assinar carteira.
Ao longo de sua trajetória tem vários trabalhos voltados para comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social. Desde 1997 participa ativamente de trabalhos sociais. Em 2009 coordenou o ‘’Agente da Comunidade’’ no Rio Grande do Sul, o qual auxiliou na formação profissional de diversas pessoas por meio de cursos técnicos gratuitos.
Participa dos ‘’Anjos da Madrugada’’. Um trabalho que assiste moradores de rua e, também, realiza diversos movimentos solidários nas comunidades mais carentes. Além de ações com a terceira idade e a ressocialização de presos mediante palestras e reuniões.
Em 2020, Duarte concorreu ao seu primeiro mandato, eleito com 2.268 votos pelo povo Canoense.
O vereador segue os princípios e valores que recebeu de berço e o do seu partido, o Republicanos. Que são os valores do conservadorismo de costumes, liberalismo econômico e defesa intransigente do sistema democrático.
Seu foco é pela geração de emprego, valorização dos jovens, sustentabilidade e desenvolvimento social.
VEJA O QUE PENSA O PASTOR DUARTE
Durante a sua primeira gestão o senhor cresceu muito no Republicanos, tornando-se presidente da agremiação, a que se deve esse crescimento no partido?
Acredito que isso se deve a seriedade que procuro conduzir tudo que faço. Já fui coordenador de campanha do deputado Carlos Gomes, do deputado Sérgio Peres, do vereador eleito em Porto Alegre, Alvoni Medina, em 2016, e em 2022 ajudei na organização das agendas de campanha do Senador Mourão.
Trabalhei muito com nossas lideranças municipais pelo estado.
Não se pode negar a liderança de Beth Colombo no contexto de Canoas e até no Estado, como é sua relação com ela?
A Beth Colombo é uma liderança fundamental para Canoas e tem me ajudado muito. É vice-presidente do partido e sempre procuramos conversar sobre todas as decisões partidárias. Acredito que, após sua candidatura a prefeita, ela se tornou ainda maior do que já era. É uma liderança nacional e hoje ajuda a senadora Damares no Mulheres Republicanas Nacional. O Partido a abraçou e ela abraçou o Republicanos.
O amigo mantém um eleitorado fiel, sua votação de 2020 (2.280 votos) é muito próxima da de 2024 (2.627 votos), a que se deve essa fidelidade?
Nossa cidade foi severamente atingida pela tragédia climática em maio de 2024. Muitos dos meus eleitores não estão mais em Canoas, pois se mudaram para o litoral, Santa Catarina e interior do RS. Pensei que seria muito difícil manter a votação, mas o trabalho realizado nestes 4 anos e na enchente foi reconhecido pelo povo canoense. Agradeço ao povo evangélico, a minha igreja, as cooperativas de reciclagem, as famílias do projeto Gol de Placa no Guajuviras e todos nossos apoiadores.
Nos conte um pouco da ação do Vereador Duarte em seu primeiro mandado e quais são seus objetivos nesse que se inicia.
Tive a oportunidade de aprovar diversos projetos nesta última legislatura, como o Dia dos Heróis Voluntários da Enchente, no dia 3 maio, a instalação de faixas elevadas em frente a hospitais, shoppings, escolas e locais de grande fluxo, o projeto Mães de Anjos, sistemas de alerta para cheias, o projeto que multa aqueles que usarem entorpecentes em locais públicos e a Farmácia Solidária, já com suas instalações na Santos Ferreira ao lado da farmácia do município e homenageada pelo Instituto da Criança com Diabetes do RS.
Trabalhei com as cooperativas e propus audiência pública para debater a instalação de uma usina fotovoltaica, visando economizar no gasto de energia com os prédios públicos do município.
Meu próximo desafio é ajudar ao máximo a nossa população a se reerguer, fiscalizando e buscando maneiras de reconstruir nossos bairros atingidos.
Quais são suas bandeiras de atuação junto à comunidade e como será daqui em diante?
Irei continuar lutando pelo povo cristão, pelas cooperativas, pela sustentabilidade e por todas as pessoas que baterem à porta do meu gabinete. Meu compromisso é com as pessoas independentemente de cor, raça ou religião.
A cidade teve a metade Oeste praticamente destruída pelas enchentes, o que o senhor fez e fará para ajudar esta parcela da população tão sofrida?
O nosso município é muito grande, e é fácil as pessoas dizerem que não nos viram na enchente. A verdade é que passamos diariamente nas águas, resgatando e pós-enchentes, limpando casas, auxiliando nas necessidades e buscando apoio de outros estados para fortalecer os centros de distribuições.
Tenho certeza que o secretário da Habitação, o republicano Fabiano Siqueira, fará um excelente trabalho. Quero ajudá-lo e ao governo Airton no que for possível para entregar moradias e dignidade para estas pessoas que perderam tudo.
Como será sua relação com o Airton Souza e Rodrigo Busato, visto que o senhor é da base do governo?
O prefeito Airton foi eleito pelo povo, e eu irei ajudar ao máximo para colocar Canoas longe desta crise que vivemos na saúde e financeiramente.
Não poderíamos deixar de falar sobre sua nomeação para secretário e que o senhor acabou pedindo exoneração quando recém havia assumido, o que de fato aconteceu para o senhor voltar ao Legislativo em tão pouco tempo?
Assumi este compromisso muito antes de ser nomeado, mas diversas coisas foram acontecendo. Sou presidente do partido e tenho compromisso com os nossos candidatos que permitiram ao Republicanos fazer 2 cadeiras. Inclusive, tenho pessoas da executiva nomeadas no meu gabinete. Estes passaram a me procurar todos os dias.
A secretaria seria uma ótima experiência e garanto que trabalharíamos muito. Desde o primeiro dia, encontramos uma secretaria dividida e muito trabalho atrasado. Chegávamos às 7h30 e, às vezes, saíamos às 20h. Existem, porém, projetos em andamento no legislativo que poderiam ficar parados e tenho que rever com o executivo a questão das cooperativas, que saíram da Secretaria de Meio Ambiente para a Secretaria de Serviços Urbanos. Então é melhor fazer isso no início, do que depois de um trabalho em andamento e consolidado.
Deixe uma mensagem para a população de Canoas.
Meu compromisso é com Canoas e com as pessoas. Contem comigo.