A Secretaria Municipal de Educação de Canoas (SME) confirmou as datas do calendário oficial para o ano letivo de 2025. Os alunos de Educação Infantil e de Ensino Fundamental voltam às aulas no próximo dia 12 de fevereiro. Estipulado de modo democrático, inclusive com a discussão das opções de datas junto aos diretores, a volta das equipes diretivas acontece no dia 03 de fevereiro e os professores retornam dia 10. Os docentes participarão de atividades de acolhimento e formação nas próprias escolas.
Até o momento, cerca de 39 mil estudantes já estão matriculados nas 83 escolas próprias do Município e em 75 escolas infantis parceiras. Deste total, em torno de 27 mil serão assistidos nas 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do Município, 5 mil crianças nas 38 Escolas de Educação Infantil (EMEIs) da rede municipal e mais de 7 mil em entidades credenciadas.
A secretaria de Educação de Canoas, Beth Colombo, destaca todo o esforço que vem sendo realizado para deixar todas as unidades em condições de receber os estudantes. “Realizamos um mutirão de vistorias neste começo de ano para conferir a real situação estrutural de cada uma das 83 escolas, visando a volta às aulas. Criamos três classificações – verde, amarelo e vermelho, de modo a conseguirmos especificar onde e como nós vamos agir. A grande maioria está classificada como amarela, ainda com pequenas coisas a fazer, e algumas estão vermelhas”, disse Beth.
Ainda segundo a secretária Beth, as escolas com classificação vermelha serão as primeiras a terem todas as suas demandas acolhidas. Até o começo das aulas, todas as unidades de ensino estarão prontas para receber os alunos em segurança. A exceção é a escola EMEI Ledevino Piccinini, no bairro Fátima, que passou por uma recente reforma e aguarda um laudo de liberação para voltar as atividades. Os alunos matriculados nessa escola já estão realocados em unidades próximas da região.
De acordo com a SME, o recesso escolar de inverno neste ano para os alunos do Fundamental será adotado entre os dias 28 de julho a 10 de agosto, e para a Educação Infantil, de 28 de julho até 3 de agosto. O encerramento do ano letivo ocorre no dia 19 de dezembro.