O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) deu início, na segunda-feira (5), a um mutirão de atendimentos de saúde em diversas especialidades. A ação, que visa reduzir as filas de espera do Município, abrange consultas, exames e cirurgias em especialidades como urologia, traumatologia, oftalmologia, oncologia, cirurgia geral, hematologia, entre outras. Os pacientes estão sendo chamados pelo hospital e pela Secretaria Municipal da Saúde.
De acordo com a diretora do hospital, Daniela Oliveira, o mutirão será realizado enquanto houver demanda reprimida. “Nós reorganizamos os atendimentos e estamos chamando os pacientes de diversas especialidades para reduzir as filas. O mutirão vai acontecer sempre de segunda a sábado, enquanto for necessário”, explica a diretora. “É importante que o cidadão que está aguardando na fila por algum atendimento de saúde que esteja atento ao telefone para não perder as nossas ligações. Fazemos contato por telefone e WhatsApp. Também é importante que as pessoas procurem as suas unidades de saúde e atualizem seus dados para que nós possamos entrar em contato.”
A auxiliar de serviços gerais Nadir Moraes, 54, moradora do bairro Guajuviras, tem uma hérnia de disco que atrapalha a rotina em casa e no trabalho. Já esperava há meses pela marcação de um exame e, nesta terça-feira, foi ao HNSG e saiu de lá com o exame marcado para esta semana mesmo. “Fazia quase um ano que eu estava esperando. Hoje eu vim no hospital e deu tudo certo”, relatou Nadir, aliviada por finalmente estar conseguindo dar prosseguimento ao tratamento que poderá lhe dar mais qualidade de vida. “Quem sente dor sabe o que é isso e como é importante.”
Gestão para uma saúde melhor
O mutirão no HNSG é mais uma ação da administração municipal de Canoas para a melhoria no atendimento de saúde da população. Ao longo de 2025, já foram realizados outros mutirões de consultas, exames e cirurgias que resultaram na diminuição de filas em diversas especialidades. A Prefeitura também efetuou convênios com duas clínicas particulares da cidade para a realização de consultas, além de ter reorganizado fluxos internos de trabalho. A Prefeitura também está mobilizada, em conjunto com os municípios integrantes do Consórcio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Porto Alegre (Granpal), para buscar junto aos governos estadual e federal o repasse mais apropriado de verbas para o sistema de saúde da região.
“A Prefeitura de Canoas, via Secretaria de Saúde do Município, mantém um ritmo agora, e não vai parar, no sentido de ofertar cada vez mais procedimentos médicos ambulatoriais, hospitalares e exames. Centrados na perspectiva de ampliação dos recursos do Estado, pela nova fase de entendimento mútuo das esferas estadual e municipal, estamos avançando na organização interna da secretaria e na integração em governança do sistema de atendimento da saúde de Canoas”, comenta o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. “O que está ocorrendo hoje no HNSG é fruto de gestão renovada e determinação do governo Airton Souza e Rodrigo Busato. Novas ações serão demarcadas para adiante.”