Vereador Mirim 2025 elege 29 representantes em Canoas

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O processo culminou com a escolha de 21 vereadores e vereadoras mirins titulares e 8 suplentes

Com a participação de 1.115 estudantes e 72 candidaturas registradas, o Projeto Vereador Mirim 2025 encerrou, nesta quinta-feira 5, as etapas de preparação e eleição em oito escolas da rede municipal de Canoas. O processo culminou com a escolha de 21 vereadores e vereadoras mirins titulares e 8 suplentes, que agora iniciam seus mandatos e passam a representar suas escolas de forma ativa ao longo do ano.

As atividades envolveram palestras, produção de propostas, entrevistas com a comunidade escolar e debates entre os candidatos. Para a professora Carol Tavares, da Escola Municipal Assis Brasil, a experiência foi enriquecedora para todos os envolvidos. “Tem sido uma experiência muito rica, principalmente pra eles. A gente fez debate, produziu entrevistas, estudou bastante. O momento mais divertido foi o debate. Eles aprenderam a se questionar, a propor e a entender as regras”, explicou. Ela também destacou o aprendizado cívico proporcionado pelo projeto. “Eles entenderam que só reclamar não resolve. Tiveram que propor, respeitar prazos e pensar em soluções reais. Foi um exercício de cidadania”, completou.

O diretor da Escola do Legislativo, Maximilian Gomes, avaliou positivamente a condução da eleição. “Essa etapa foi concluída com muito sucesso. A eleição foi séria, disputada, e em alguns casos decidida por critérios previstos na legislação eleitoral. Graças ao esforço dos professores, das equipes diretivas e da coordenação pedagógica, essa edição de 2025 foi ainda mais qualificada que a anterior. E as próximas serão ainda melhores”, afirmou.

Para o presidente da Câmara, vereador Eric Douglas (União Brasil), a proposta tem papel essencial na construção de uma consciência cidadã desde cedo.
“O projeto Vereador Mirim é extremamente importante porque aproxima os jovens da nossa realidade de forma prática e educativa”, afirmou. Segundo ele, ao vivenciarem etapas como candidaturas, debates, propostas e até o uso de urnas eletrônicas, os estudantes passam a compreender, na prática, o que significa participar da vida pública. Para ele, ao debater temas como segurança, acessibilidade e iluminação pública, os próprios estudantes percebem o quanto o poder público interfere na vida cotidiana. “É uma semente que estamos plantando para formar lideranças comprometidas, éticas e preparadas para o futuro”, finalizou.

RESULTADO FINAL – 21 ELEITOS E 8 SUPLENTES

Guajuviras
Vereadores: Sophia Ramos, Lucas Bryan, Ricardo Shultz
Suplente: Emilly Terra

Leonel Brizola
Vereadores: Eduardo Ost Rauber, Laura Baron Z. Alegransi, Isabelly Duarte de Oliveira
Suplente: Luís Carlos Moreira Bianchi

Assis Brasil
Vereadores: Ágatha Eva de Ávila Solidário, Vinícius Antunes dos Reis, Larissa da Rosa Varreira
Suplente: Valentina Fagundes Machado

Castelo Branco
Vereadores: Isadora Wagner Mieres, Mateus Nunes Lorenz
Suplente: Isaque Renan Moura

Edgar Fontoura
Vereadores: Luna Carecha Nascimento, Ricardo Miguel da Silva
Suplente: João Miguel Boll Alves

Monteiro Lobato
Vereadores: Luana Wollenhaupt Faleiro, Natalyn Monteiro de Andrade, Andrielli Lima Digaraes de Oliveira
Suplente: Millena Mayana Bueno

João Palma
Vereadores: Saymon Gabriel Ávila, Enzo Gabriel Velho da Rocha, Isadora Rockembach
Suplente: Raul Lopez

Duque de Caxias
Vereadores: Maria Eduarda da Silva Moiano, Taliason Hiago Mello da Silva
Suplente: Ryan do Espírito Santo

PRÓXIMA ETAPA: POSSE E ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Os estudantes eleitos serão empossados em cerimônia oficial na Câmara Municipal de Canoas. O evento contará com a presença de autoridades, familiares e representantes das escolas. Após a posse, os vereadores e suplentes mirins passam a cumprir seu papel na representação estudantil, participando de sessões simuladas, elaborando propostas e vivenciando, na prática, o funcionamento do Poder Legislativo.

SOBRE O PROJETO

Criado em 2023, o Projeto Vereador Mirim é uma iniciativa da Escola do Legislativo de Canoas em parceria com Prefeitura Municipal e o Tribunal Eleitoral do RS, que busca promover a educação política e cidadã entre estudantes da rede pública. Por meio de atividades práticas e pedagógicas, os alunos vivenciam todas as etapas de um processo democrático: formação, campanha, debates, votação, posse e atuação.

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