Quem não lembra do prédio do INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social na Praça do Avião em Canoas?
Ele se confunde com a Praça do Avião em Canoas, quando a aeronave foi instalada em 1968, inclusive gerando piadas, que nossa cidade é a única que tem um “avião encostado no INPS”. Mas piadas a parte o prédio foi inaugurado em 1977, porém, anteriormente ali já existia um posto onde ficavam as antigas “Samdus”, veículos usados para o serviço de assistência médica domiciliar de urgência, uma instituição criada no Brasil em 1949 e que se tornou um marco na história da saúde pública brasileira.
Há muito tempo em estado de abandono, o prédio que prestou um grande serviço para comunidade, parece que vai voltar a ter utilidade para Canoas. O prédio foi doado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) à Prefeitura de Canoas nesta sexta-feira (8).
Seu destino deverá ser uma parte do complexo do futuro Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Canoas, um plano lançado pelo Prefeito Airton Souza (PL) no mês de julho.
O prefeito declarou: “Esse prédio vai servir para ser uma das torres que vai abrigar a concentração dos serviços públicos na nossa cidade”.
SOBRE O PLANO DO CENTRO ADMINISTRATIVO?
O prefeito Airton Souza anunciou o nascimento do novo Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Canoas no mês de julho. O mandatário disse, “que esse projeto é de extrema necessidade para a cidade de Canoas e também para atender a população canoense. Canoas deixará de ter secretarias espalhadas pelos diversos pontos da cidade, atrapalhando a efetividade nos serviços públicos”.
O novo Centro Administrativo da Prefeitura de Canoas é para dar mais dignidade para aos cidadãos, esse era um compromisso de Airton Souza e seu vice Rodrigo Busato.
Os novos passos do governo será buscar uma parceria público privada — PPP — para que o município não precise desembolsar do seu caixa para a construção dessa obra tão importante para Canoas.
“Com essa medida a prefeitura pretende economizar entre R$ 7 e 8 milhões que são pagos de aluguéis”, conforme declarou o prefeito Airton Souza nas redes sociais.
PRESENÇAS E AGRADECIMENTOS
O evento contou com a participação do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, do prefeito Airton Souza, vice-prefeito Rodrigo Busato, deputados federais Luiz Carlos Busato e Pompeo de Mattos, deputado estadual Dr. Thiago Duarte, entre outras autoridades. De acordo com o prefeito Airton Souza, a ideia é que a área doada integre o futuro Centro Administrativo do Município. “Estamos muito felizes com a entrega desse prédio. Este espaço vai ser para uma das torres que vão abrigar os serviços públicos da nossa cidade”, disse o prefeito. O vice-prefeito Rodrigo Busato agradeceu as doações do imóvel e dos veículos, especialmente neste momento de reconstrução da cidade. “Esse gesto nos dá ainda mais esperança para continuar dando a volta por cima.”
O ministro Wolney Queiroz afirmou que a doação de imóveis e outros bens que não estão em uso pelo ministério e pelo INSS é uma determinação do governo federal e que repasses similares seguirão ocorrendo. “Estamos fazendo um levantamento de todos os nossos imóveis que estão desocupados e que poderíamos dar uma destinação.” Durante o ato, o deputado federal Luiz Carlos Busato sugeriu ao ministro a doação de um outro imóvel do INSS na Avenida Santos Ferreira, no bairro Estância Velha.
MAIS DOAÇÕES
Além do imóvel para o Município, o INSS também doou três veículos para a Ação Social Santa Isabel. Foram dois Fiat Palio e um Ford Ranger, considerados inservíveis pelo INSS, e que foram reformados pela entidade. “Esses carros serão utilizados para transportar as crianças e os idosos atendidos por nós: para levar para a escola, consultas, etc.”, explicou o presidente da instituição, Everton “Caco” Alfonsin.
LEIA MAIS SOBRE A VISITA DO MINISTRO DA PREVIDÊNCIA EM CANOAS
Ministro da Previdência Social cumpre agenda em Canoas na sexta-feira (8)
3 Respostas
Parabéns pela bela inciativa do Governo Federal!!! Canoas necessita de ajuda urgente
Que iniciativa, manter o centro no centro. Parabens. Só um detalhe…Quanto vai custar a PPP para a PREFEITURA, porque a PPP é também um aluguel com outro nome
Mais um elefante branco para a cidade de canoas . Cheia de terrenos esquecidos que acabam depois na mão de algum apadrinhado da prefeitura. Ou atirados sem conservação mínima . E aí vão pagar aluguel. Vem ser feliz em canoas,só que não.