Canoas estará no Asia Pacific Summits, obras do HPSC terão processos acelerados e sedia Mini COP 30

Clique para ouvir esta notícia

Prefeito Airton Souza é o convidado pelos Emirados Árabes para participar do Asia Pacific Summits. Canoas foi uma das 15 cidades do Brasil, e a única do Rio Grande do Sul, escolhida para fazer investimentos. Além do Asia Pacific Summits, o mandatário de Canoas participa também do Meios Fóruns, que é um fórum entre Prefeitos onde nossa cidade e irá levar projetos para trazer ao Estado investimentos fortes vindos dos Emirados Árabes.

O Evento ocorre em Dubai, entre os dias 27 e 29 de outubro, com a Cúpula das Cidades da Ásia-Pacífico e o Fórum de Prefeitos. Importante dizer que, os custos da viagem serão pagos pelos Estados Árabe Unidos.

SAÚDE DE CANOAS

Importantes mudanças devem vir na saúde de Canoas na virada do mês de setembro e a principal delas é no Pronto Socorro de Canoas (HPSC), dentro de dez dias as obras do prédio afetado pelas enchentes de maio de 2024 passarão para dois turnos que irão acelerar o processo de recuperação da casa de saúde. Importante ação, já que Canoas tanto necessita que o HPSC funcione a pleno o mais breve possível.

LEIA MAIS

Canoas sedia Mini COP 30 com participação ativa da juventude

Evento reuniu adolescentes da região para discutir e propor soluções locais para a crise climática

Nesta quinta-feira (25), a Universidade La Salle sediou a Mini COP 30. Organizado pela Visão Mundial e pelo Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), o evento contou com a presença de cerca de 100 adolescentes, das EMEFs Paulo VI e Jacob Longoni. A programação, que se estendeu das 8h30 às 17h, foi marcada por palestras, debates, atividades culturais e oficinas temáticas voltadas à conscientização e à ação climática.

A Mini COP 30 é uma preparação para a Conferência das Partes da ONU sobre o Clima (COP 30), que acontecerá neste ano, em Belém do Pará. O evento em Canoas reforça o protagonismo juvenil na construção de políticas públicas de prevenção, adaptação e resposta às mudanças climáticas, cada vez mais presentes na realidade das comunidades locais.

Além das palestras e debates, os adolescentes participaram de momentos culturais e de construção coletiva de propostas, em grupos temáticos, com o objetivo de sistematizar ideias e soluções para desafios ambientais enfrentados nas suas comunidades.

“A Mini COP 30 é um evento programado e organizado por jovens, do Movimento Jovem de Políticas Públicas (MJPOP), que acontece em Canoas e em São Leopoldo. O MJPOP tem o objetivo de mobilizar a juventude para discutir questões da sua própria comunidade e articular propostas para melhorias. Esta Mini COP é uma preparação para a COP 30, um evento internacional. Levaremos um representante da juventude do Rio Grande do Sul para participar e contribuir com o debate climático global”, explicou a coordenadora de projetos da Visão Mundial, Marilu Lummertz.

“Além do MJPOP, eu faço parte do Centro Medianeira, uma organização sem fins lucrativos, onde nos reunimos semanalmente com outros adolescentes. Lá, praticamos judô e discutimos temas como meio ambiente e os problemas do nosso bairro. Queremos levar essas pautas para o Poder Público, buscando melhorias para nossa comunidade. Aqui na Mini COP 30, estou como voluntário, convidei os alunos da minha escola e ajudei na organização do transporte”, relatou Maikel Yam, estudante de São Leopoldo.

A Mini COP 30 em Canoas reafirma o papel transformador da juventude no enfrentamento da crise climática e reforça a importância de espaços de diálogo e escuta para a construção de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore