Idosos têm aulas gratuitas de inclusão digital em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Iniciativa faz parte de uma série de oficinas oferecidas no Centro de Convivência do Idoso

Ter autonomia para pagar contas, saber lidar com aplicativos de mensagens e evitar cair em novos golpes foram os motivos que levaram a aposentada Zilda Fernandes Alves, 71 anos, a se inscrever na oficina de inclusão digital oferecida no Centro de Convivência do Idoso de Canoas. Desde agosto, a moradora do bairro Guajuviras vai ao local todas as quintas-feiras onde tira dúvidas e aprende a usar o smartphone. “Hoje o celular é tudo, sem o celular, a gente não tem nada e não dá para ficar dependendo de outras pessoas para tudo”, diz.

A oficina, com uma hora de duração, conta com nove pessoas inscritas e é ministrada pela assessora do Centro, Laisa Renata Viegas da Silva. Segundo ela, durante a aula os participantes têm sanadas todas as dúvidas sobre os mais diversos temas. “Desde as coisas mais básicas, como a forma que se apaga um contato até as que eles têm maior dificuldade como fazer pix, utilizar um aplicativo de transporte. Nestas e em outras dúvidas auxiliamos eles. É importante para os idosos este conhecimento. A tecnologia está avançando e eles têm que avançar também”, pontua Laisa. Nas aulas são abordadas, ainda, formas de prevenção de golpes digitais

De acordo com a chefe de unidade da Diretoria do Idoso, Camila Ferreira, são oferecidas seis oficinas no Centro. Nas segundas e quartas-feiras ocorrem no local aulas de ginástica e de pilates. Nas terças ocorre a oficina de ginástica do cérebro. Às quartas são realizadas aulas de tricô e crochê. Nas quintas ocorre oficina de inclusão digital e às sextas aulas de dança cigana. Atualmente, 144 idosos participam das oficinas. “Aqui trabalhamos a prevenção por meio da convivência. Quando estão em casa, sozinhos, os idosos estão em risco. No Centro eles estão fazendo novos vínculos, novas relações, tendo novas experiências”, destaca Camila.

Além das oficinas, os grupos participam, também, de eventos e confraternizações. Todos os grupos seguem com vagas abertas, para pessoas a partir de 60 anos. Mais informações sobre os projetos e inscrições podem ser obtidas por meio do Zap do Idoso (51) 98255-1217. O Centro de Convivência do Idoso fica na Rua Clemente Pinto, 92, bairro Nossa Senhora das Graças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore