Alfabetização na idade certa, ampliação do acesso à Educação Infantil e eleição de diretores são alguns dos objetivos da iniciativa
A Prefeitura de Canoas oficializou, na tarde desta terça-feira (9), o Compromisso Público com a Educação, um pacto institucional, técnico e político, que estabelece metas, prazos e responsabilidades para garantir que todas as crianças e adolescentes da rede municipal aprendam com qualidade, equidade e transparência. O ato, no Kern Haus Eventos, reuniu autoridades municipais, comunidade escolar e representantes da sociedade civil. De acordo com a secretária de Educação, Beth Colombo, Canoas foi uma das 10 cidades gaúchas escolhidas para compor a iniciativa, que tem como parceiro técnico para a elaboração das diretrizes o Centro Lemann.
Entre os objetivos previstos no compromisso firmado para serem atingidos já a partir do ano que vem, estão a ampliação da Educação Infantil, que visa garantir o acesso equitativo de crianças de zero a cinco anos à creche e à pré-escola e a alfabetização dos estudantes na idade certa que busca garantir que as crianças desenvolvam, até o final do 2º ano do Ensino Fundamental as competências essenciais de leitura, escrita e letramento matemático.
Também são definidas como metas a redução das desigualdades educacionais entre os estudantes, que busca assegurar que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem, independentemente de sua origem social, condição econômica, território ou necessidades específicas, e a qualificação da atuação dos gestores escolares, com a realização de eleição para escolha de diretores das escolas da rede a partir de 2026.
“Este é um compromisso em que nós estamos elegendo quatro iniciativas para que no ano de 2026 possamos atingi-las plenamente, como ampliar as nossas vagas na Educação Infantil garantindo que nenhuma criança de zero a cinco anos fique sem escola, o compromisso de todo aluno de segundo ano estar alfabetizado, o compromisso de termos os nossos gestores os nossos diretores com formação e também uma eleição para os gestores da nossa rede a partir de 2026 e a equidade, nosso compromisso de que todo nosso aluno, independente de raça, religião, terá a mesma oportunidade e atenção dentro da nossa rede escolar. Por tudo isso, hoje é um dia muito importante, em que o prefeito e nós da Secretaria da Educação estamos assumindo esse compromisso sério com a nossa cidade”, comenta Beth.
Em sua fala, o prefeito Airton Souza também destacou a importância da assinatura do termo. “A educação é a mola propulsora para desenvolver uma cidade, uma criança, um ser humano. Tudo passa pela educação. Estamos realizando muitas obras, trabalhando forte com foco na recuperação da nossa cidade e estas metas da educação contribuem para isto. Canoas vai ser grande de verdade, e isso é bom para quem trabalha e para quem mora aqui. Para quem nasceu aqui ou foi adotado por este município”, destaca.
A vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Giovana Pinto, elogiou a escolha das pautas que compõem o compromisso. “Nosso desejo é que este compromisso realmente se efetive nas nossas práticas diárias, nas escolas, com os nossos professores, porque a finalidade única que temos enquanto órgão é que os nossos alunos sejam respeitados e tenham direto à educação e à permanência e ao sucesso nas suas escolas”, opina.
Diretora da EMEI Vó Babali, Geise Ortiz, também aprovou a escolha dos temas das metas. “Mostra que a gestão está preocupada com a educação de qualidade dentro do nosso município. A questão dos gestores, da qualificação deles, vem ao encontro de uma gestão democrática e participativa, o que nos deixa muito felizes”, diz.


















