A Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023 foi retomada nesta terça-feira (8) com as disputas na modalidade de handebol. Os jogos reuniram, na Ulbra, 156 competidores de 13 escolas da cidade, na categoria mirim feminino. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio da Diretoria de Esporte Educacional.
As competições de handebol em outras categorias seguem ao longo desta semana. “O Ceca incentiva a prática esportiva e a convivência com outras crianças em um ambiente diferente, além de acrescentar na formação geral dos alunos” destaca o professor André Prades, da EMEF General Osório.
Para a aluna Isabelly Vitória, 13 anos, do 7º ano da EMEF Jacob Longoni, a competição proporciona novas amizades e muitos aprendizados. “É muito bom porque a gente consegue fazer novas amizades, interagir mais, mostrar nosso talento, aprendendo muito mais na convivência com os outros”.
Sobre o Ceca
O Ceca mobiliza estudantes das redes municipal, estadual e particular. O evento busca oportunizar a atividade competitiva em âmbito escolar e a revelação de talentos com potencial esportivo, além de proporcionar situações para educação e integração entre alunos através do esporte. A competição conta com as modalidades de judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol, skate e hóquei. A novidade deste ano é a inclusão das categorias de ginástica rítmica e artística. Os jogos seguem até novembro.
Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Carina Jung – PMC