A Ronda da Acessibilidade percorreu os estabelecimentos comerciais do Centro de Canoas na manhã desta terça-feira (22). A ação busca conscientizar os empresários sobre a importância de ter um espaço acessível para as pessoas com deficiência. A atividade integra a programação da 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontece até a próxima segunda-feira (28).
A ação foi organizada pela Coordenadoria da Inclusão e Proteção Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdip) e entidades do segmento. De acordo com o diretor de Inclusão e Proteção Social, Jair Silveira, o objetivo é conversar com os comerciantes para ver a maneira como estão atendendo as pessoas com deficiência. “Não é somente verificar se tem uma rampa, mas se ela está atendendo todas as áreas da pessoa com deficiência. É uma ação de informação e conscientização, que posteriormente resultará em uma visita técnica para verificar o que pode melhorar”, afirmou.
A proposta da ronda é mostrar para os estabelecimentos comerciais que as pessoas com deficiência também são consumidoras. Durante a ação, pessoas com deficiências física, visual, auditiva e intelectual estiveram nos comércios e conversaram com proprietários e funcionários sobre a importância de um ambiente acessível.
Conforme a presidente do Comdip, Edna Alegro, o conselho incentiva todas as atividades de conscientização. “A Ronda da Acessibilidade é fundamental para sensibilizar os comerciantes da importância de ter os seus espaços acessíveis. Não somente acessível na forma arquitetônica, mas também nas atitudes”, salientou.
A programação completa da 26ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência pode ser conferida aqui.
Texto: Daniele Brito – PMC
Edição: Carina Jung – PMC