A partir desta segunda-feira, 30, o Hospital Universitário de Canoas irá retomar os procedimentos de cirurgias bariátricas. As intervenções estavam paralisadas desde o mês de maio, porém o serviço permaneceu aberto, atendendo aos pacientes nos ambulatórios, realizando avaliações multidisciplinares e selecionando os candidatos para o procedimento cirúrgico.
A equipe comandada pelo doutor Eduardo Hubner, cirurgião do aparelho digestivo, fará a retomada das eletivas de bariátricas gradativamente. O diretor geral do HU, Mauro Sparta, que está à frente da instituição há mais de 70 dias, comemora o retorno das cirurgias e pontua que os repasses realizados pela Prefeitura têm sido de total importância para colocar o hospital a pleno. “Estamos gradualmente colocando os serviços em dia. Somente nesta última semana, recebemos um repasse de R$ 3 milhões do Município, o que vai nos permitindo restabelecer atendimentos e ações. Já lançamos o Mutirão de Cirurgias de hérnia e agora retomando as eletivas de bariátrica”.
O Serviço de Cirurgia Bariátrica do HU é composto por um grupo multidisciplinar onde várias especialidades atuam na seleção, avaliação e acompanhamento dos pacientes candidatos ao procedimento cirúrgico definitivo.
Equipe multidisciplinar
A equipe multidisciplinar é formada pelos setores da Nutrição, Psicologia, Clínica médica, Cardiologia, Gastroenterologia, equipe cirúrgica, anestesistas, saúde bucal, fisioterapeutas, equipes de enfermagem e técnicos de enfermagem, entre outros profissionais. As necessidades de cada paciente são avaliadas com segurança para definir os pacientes aptos a cirurgia, e, assim, reduzir os riscos inerentes ao procedimento cirúrgico.
Até o dia 27 de outubro, a Prefeitura de Canoas já repassou, em 2023, para o HU, recursos na ordem de R$ 130, 8 milhões.