Na tarde desta terça-feira (2), a região do bairro Rio Branco teve um acumulado de chuva de 47,8 milímetros (mm) em questão de 15 minutos. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), as precipitações acima de normal foram registradas pouco antes das 15 horas.
Ainda segundo o Eclima, Rio Branco teve maior volume com 47,8 mm, seguido do bairro Fátima (14,8 mm), Estância Velha (13.6 mm), Niterói (6.3 mm), Marechal Rondon (3.4 mm) e Mato Grande (2.4 mm). A média histórica de precipitações para o mês de janeiro em Canoas é de 120,7 mm.
O secretário municipal de Obras de Canoas, Marcos Oliveira reforça que todas as Casas de Bombas operam normalmente. “Foi um evento atípico de chuva muito intenso em um curto espaço de tempo. Todas as casas de bomba estão operando e não apresentaram problemas. O fato é que as redes de microdrenagem não deram conta de toda essa água para que fosse até as valas de macrodrenagem”, afirma.
Os volumes de chuva resultaram em transtornos com alagamentos nas ruas Hermes da Fonseca, Cairú, Nicolau Seibel, Paes Lemes, e nas avenidas Mauá e Guilherme Shell. Os locais foram respectivamente sinalizados pela Diretoria de Trânsito. Todas as demandas estão sendo sanadas pelas equipes da Prefeitura de Canoas.
Semana terá calor e pancadas de chuva isoladas em Canoas
O primeiro dia útil do ano (2) tem o predomínio de sol e o aumento gradativo da temperatura na cidade ao longo do dia. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), o período da tarde será abafado e a máxima pode chegar à marca dos 30ºC no município. As nuvens aumentam e há possibilidade de pancadas de chuva entre a parte da tarde e à noite. Não está descartada a chance de chuva forte passageira e temporal.
Ainda segundo o Eclima, em Canoas, a primeira semana de 2024 será típica de verão, com a presença de sol, aquecimento e eventuais pancadas de chuva no turno da tarde. As previsões meteorológicas indicam ainda chance de precipitações, de baixo risco, em pontos isolados de quarta (3) a sexta-feira (5).
Previsão para os próximos dias:
Quarta-feira (3) – Dia de sol entre nuvens com previsão de calor à tarde. Há chance de chuva isolada e passageira da tarde para a noite. O vento predomina nos quadrantes Sul e Sudeste. Mínima de 21ºC e máxima de 27ºC.
Quinta-feira (4) – O sol aparece entre nuvens e a temperatura sobe. Possibilidade de pancadas de chuva da tarde para a noite, em geral com baixos acumulados. O vento segue de sul/sudeste e deixa as noites amenas. Mínima de 19ºC e máxima de 27ºC.
Sexta-feira (5) – O sol aparece entre nuvens com possibilidade de chuva passageira novamente. O vento segue nos quadrantes sul/sudeste com maior intensidade no fim da tarde, o que favorece a sensação térmica agradável à noite. Mínima de 20ºC e máxima de 28ºC.
Criança de 10 anos é localizada pela Guarda Municipal
A Guarda Municipal (GM) de Canoas localizou uma criança, de 10 anos, que havia fugido da Casa Amizade, associação da Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania (Redipasc). A ocorrência foi registrada na segunda-feira (1º), por volta das 22h30, no Paradão na avenida Victor Barreto, esquina com a rua Muck.
Uma equipe da GM realizava patrulhamento de rotina na área central, quando foi acionada por populares, comunicando que um menino estava na rua naquele momento da noite, sozinho, sem pais ou um responsável. O Conselho Tutelar também foi chamado para prestar atendimento.
Ainda segundo a GM, a criança estava com falas desconexas, disse que tomava remédios controlados e não soube informar os dados pessoais com precisão. O garoto também estava relutante em retornar para o abrigo. Ele acabou sendo levado de volta por uma pessoa responsável da instituição. A guarnição acompanhou o veículo que conduziu o menino no deslocamento até o bairro Fátima.
“Os guardas municipais que estavam em serviço prestaram todo o atendimento necessário para acalmar a criança enquanto era aguardada a chegada de alguém responsável do abrigo. A equipe também demonstrou uma rápida atuação para o desfecho positivo da situação, garantido o retorno do menor em segurança para a instituição de acolhimento”, disse a supervisora da Guarda Municipal de Canoas, Patrícia Soares.
Texto: Fábio Radke