Dizem que a vida é feita de escolhas, mas para nós, Canoenses do “Mais Zum”, nascidos lá pelos idos de 60, a vida foi feita de encontros. Hoje, olhamos para o lado e não vemos apenas rostos conhecidos; vemos um mapa vivo das nossas “tribos”. Daqueles que vinham de bairros diferentes, de escolas diferentes, mas que o tempo tratou de amalgamar em um único metal resistente.
Nessa nossa jornada de 50 anos “ou mais”, a amizade se revelou como um motor antigo e potente. E todo motor tem o seu segredo: o “Zum”. Esse “Zum” que é o som da nossa sintonia, o ruído da nossa conversa que nunca termina, a frequência exata que nos faz atravessar a BR-116 da vida para nos reencontrarmos a cada três meses.
Nesta grande engrenagem, precisamos ser honestos: tem gente que “faz mais” e tem gente que “faz menos”.
Mas a beleza da nossa “tribo” está justamente aí. Amizade não é uma conta de somar onde todos precisam depositar o mesmo valor. É, na verdade, uma sinfonia.
Tem quem “faça mais”: é o que organiza, o que liga, o que não deixa o fogo apagar, o que carrega o piano.
Tem quem “faça menos”: é o que chega com o sorriso pronto, o que traz a memória que todos esqueceram, o que apenas está lá, sendo o porto seguro do silêncio ou da risada oportuna.
O “fazer mais” ou “fazer menos” é apenas um detalhe temporal, um “Mais Zum” detalhe na nossa história. Pois, no final das contas, quem faz “menos” hoje, talvez tenha sido quem sustentou o grupo há anos. E quem faz “mais” agora, o faz porque sabe que o valor desse encontro não se mede em esforço, mas em existência.
Estamos envelhecendo?
Sim, uns mais, outros menos. A saúde pode já não ser a mesma de quando corríamos pelas ruas de Canoas, mas o espírito que nos reúne é imune ao tempo. A cada três meses, nós não apenas “relembramos”; nós renovamos.
Não importa se você é do grupo que faz mais ou do que faz menos. O que importa é que, sem o seu pedaço, o “Zum” da nossa amizade ficaria incompleto.
Aos nossos 50 anos de estrada, de tribos unidas e desse carinho que, faça mais ou faça menos, nunca deixa de ser muito.
Que venham mais “Zuns” 50 anos!










6 Respostas
Mais um grande encontro de grandes amigos, parabéns aos organizadores….grande abraço em todos grandes amigos
Está cada vez aumentando o grupo, sempre aparecendo grandes amigos daquela época!!!
Grande amigo Guti, bom encontrar tantos bons amigos
Que Maravilha “Mais Zum”, isso não tem preço, mesmo longe meu Coração está sempre junto, meu Forte Abraço a todos, Energias Positivas ao Amigo Ferreira com as Bençãos do Senhor Deus Pai e logo estará firme e forte para no próximo encontro estarmos juntos.
Aquele Abraço bem Chinchado a todos ❤️🩹🫂❤️🩹
Coisa bonita de se ver…não é mesmo? Parabéns a todos.
Usá-la, olha essa galera reunida. Que legal, Marquinho! Abraço para esses “gutis”.