O projeto ‘Os Poderes na Escola’ promoveu, nesta quarta-feira (29), a quarta e última visita às sedes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. Participaram alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Max Adolfo Oderich, localizada no bairro Harmonia.
Essa edição contou com a participação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A participação das mulheres na política, voto, democracia, segurança da urna eletrônica e fake news foram alguns dos temas abordados.
O programa, lançado oficialmente em 25 de outubro, foi criado com o intuito de estimular e motivar o jovem canoense a se inserir na política, a partir do conhecimento sobre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Eu acho importante esse conhecimento, para a gente orientar os pais, mas também para saber mais sobre o assunto, não errar na hora de votar e escolher certo nossos representantes”, comentou o estudante João Victor da Rosa dos Santos.
Para Ester Bueno Alexandre, a experiência também foi boa. “A gente precisa aprender mais sobre como funciona lá dentro, aprender mais como a gente pode votar e escolher as pessoas certas”, destacou.
A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Canoas, por meio do Escritório de Gestão e das secretarias das Relações Institucionais e de Educação, com a Câmara de Vereadores, através da Escola do Legislativo.
Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung