Busato e Jairo Jorge, unidos, dão a largada para eleição de 2024

Clique para ouvir esta notícia

Hoje (20), podemos dizer que a oposição domina a Câmara de Vereadores de Canoas, são 11 vereadores. Eles estão fechados com Jairo Jorge e Busato, os antigos adversários políticos estiveram reunidos com os edis Alexandre Gonçalves, Aloísio Bamberg, Cris Moraes, Emilio Neto, Jefferson Otto, Dr. Laércio Fernandes, Eracildo Linck, Maria Eunice, Pastor Duarte, José Carlos Patrício e Patteta. Foi um debate para, segundo eles, “pensar o futuro da cidade”. Isso, nada mais é que alcançar o objetivo de retomar o Paço Municipal e eleger o prefeito de Canoas no pleito de 2024.

O evento reuniu lideranças do PSD, União Brasil, PT, PV, PC do B, Podemos, Republicanos e PDT. Novos encontros estão marcados e devem ocorrer em breve, eles querem alcançar ainda mais agremiações e também outros vereadores para o bloco, que, hoje, podemos chamar de oposição. Visto que Jairo está afastado e seu vice Nedy de Vargas Marques está como prefeito em exercício. O sucedâneo Nedy, com estes movimentos de Jairo e Busato, não terá vida fácil no Legislativo, o bloco de vereadores parece estar bem fechado com os dois políticos que dominam cenário de Canoas desde 2008 e se alternando no poder do Paço. Também, segundo informações, ainda em fevereiro podem acontecer novidades no caso da Copa Livre, pois apesar de algumas afirmações, Jairo não desistiu de voltar à Prefeitura e retomar o cargo para que foi eleito.

Para o grupo que esteve reunido, o perfil conciliador e agregador, Busato dá mais uma mostra que os interesses da cidade estão acima de qualquer interesse político. O ex-prefeito é atualmente deputado federal e foi o único representante de Canoas eleito em 2022.

A REAÇÃO DA SITUAÇÃO

Já existe um movimento na Câmara de Vereadores para abrir uma CPI que possa a vir cassar o prefeito Jairo Jorge, um grupo de vereadores, capitaneados pelo líder do governo Juarez Hoy, ensaia entrar com o processo. Conforme Hoy declarou à imprensa, será uma decisão de grupo, mas acho que a Câmara não pode ficar silente sobre esses escândalos todos”.

A situação é composta, além de Hoy, por Abmael Oliveira, Gilson Oliveira, Mossini, Airton de Souza, Márcio Freitas, Agita Samba, Leandrinho, Jonas Dallagna. Ficando Eric Douglas neutro.

O fato é que o governo não tem maioria na Câmara, mas pode contar com 10 dos 21 vereadores a seu favor. É quase certo que uma decisão de CPI contra o prefeito Jairo Jorge ocorra só após a janela partidária, que começa em 7 de março, até lá teremos um grande troca-troca de partido. Com isso, um novo quadro poderá se desenhar.

Com a oposição tendo 11 a 10 no plenário, mesmo que uma CPI fosse aberta, não haveria votos suficientes para aprovação de um relatório contrário a Jairo e nem uma possível cassação.

E NEDY, QUAL O CAMINHO?

Escutei de um partidário do prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, uma frase interessante, “o Nedy está atrasado para o pleito”.

Mas parece que ele já está começando a andar e seu destino poderá ser PP, ele está em diálogos avançados com a agremiação. Nedy seria a arma secreta para o presidente do partido Marcos Daniel vencer a queda de braço com os vereadores José Carlos Patrício e Aloísio Bamberg, reafirmar sua posição de comando e colocar o PP como candidato à protagonista em 2024. Para isso ele terá que convencer o comando estadual do partido, leia-se, “família Covatti”.

Indo para o PP as especulações acabariam, pois Nedy já namorou com PSDB de Eduardo Leite, o PL de Jair Bolsonaro e com o MDB seu antigo ninho.

FOI DADA A LARGADA

Esse é o quadro que se apresenta de momento na conturbada Canoas de política confusa. A dupla Jairo e Busato, ninguém pode negar é uma das favoritas para o pleito, cabe aos adversários correr, pois, foi dada a largada para o pleito e quem menos corre, já está voando.

Que comecem os jogos!

 

3 Respostas

  1. A notícia sobre a união de Luiz Carlos Busato e Jairo Jorge marca o início de uma potencial parceria estratégica para a eleição de 2024. Essa aliança entre figuras proeminentes na política local pode ter implicações significativas, considerando suas histórias e influências na comunidade de Canoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore