Desassoreamento do Arroio Brigadeira tem início no bairro Olaria

Clique para ouvir esta notícia

Limpeza do arroio auxiliará no escoamento das águas e prevenção de alagamentos

Teve início nesta segunda-feira (26) a obra de desassoreamento no Arroio Brigadeira, localizado no bairro Olaria, na divisa com o município de Cachoeirinha. O serviço, realizado em parceria entre a Prefeitura de Canoas e o governo do Estado, minimizará os impactos de enchentes e resultará em melhorias para a drenagem pluvial nas imediações.

A obra de desassoreamento compreende o trecho que vai da Fazenda Guajuviras até a Avenida Santos Ferreira, totalizando uma extensão de 3,3 mil metros, com largura média de 4 metros. Estima-se a remoção de até 13,2 mil metros cúbicos de material assoreado ao longo do leito do arroio. A previsão é de que a obra, sob responsabilidade do Consórcio Desassorear, empresa contratada por meio de licitação, tenha duração de um ano. O valor total do contrato é de R$ 1.203.324,93, custeado com recursos do governo do Estado. Como contrapartida, o Município de Canoas assumiu a responsabilidade de garantir os acessos aos locais da obra e fornecer o espaço para o bota-fora do material removido.

A obra tem como principal objetivo a prevenção de alagamentos, que frequentemente atingem a região do Arroio Brigadeira devido ao assoreamento do leito e a obstrução de estruturas, como o pontilhão da Rua D. Com a limpeza e aprofundamento do arroio, espera-se um aumento significativo na capacidade de escoamento das águas, especialmente em períodos de chuvas intensas. O projeto integra um conjunto de ações que a Prefeitura está desenvolvendo para reforçar a infraestrutura de contenção e drenagem urbana, com apoio também de recursos federais voltados ao enfrentamento de desastres climáticos. As ações compreendem ainda as obras dos diques e a desobstrução de bocas de lobo a cidade.

O prefeito Airton Souza celebrou a parceria com o governo do Estado para a realização da obra e lembrou que o Município está pronto para receber os recursos para a reconstrução da cidade enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul e ainda não liberados pelo governo do Estado. “Que bom que estamos realizando essa ação conjunta que vai colaborar muito para a qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito. “As obras têm que acontecer. Canoas tem tudo: tem projetos, tem obras acontecendo, tem Fundo Municipal. É só o governo do Estado aportar os recursos. A cidade precisa se reerguer dessa tragédia e tenho certeza que o governador Eduardo Leite está sensível a isso”, completou Airton. O vice-prefeito Rodrigo Busato destacou que a administração tem conversado constantemente com o governo do Estado e com a população canoense e que a proteção da cidade é uma prioridade de todos. “As pessoas estão traumatizadas, preocupadas. Este é um grande passo, temos que pensar na prevenção.”

O secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Daniel Leite, destacou que o desassoreamento do Arroio Brigadeira faz parte de um projeto mais amplo de proteção da cidade, mas também beneficiará diretamente a comunidade local. “É uma grande obra, porque atua na prevenção e se soma às outras obras que temos na cidade. Mas é também uma ação local de prevenção de alagamentos.” O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo, destacou que o programa Desassorear RS contempla municípios que declararam situação de Emergência ou Calamidade por conta das enchentes do ano passado. “Já passou um ano da tragédia de maio de 2024. Que a gente possa aprender tudo o que esses momentos difíceis nos trouxeram. O programa Desassorear promete prestar esse apoio para fazer frente às enxurradas.”

Uma Resposta

  1. Aprenderam foi nada. Estão causando mais desmatamento que vai intensificar ainda mais a erosão. Basta olhar onde estão desassoreando que vão entender. É só pra inglês ver e gastar dinheiro a toa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore