Caminho de confiança | Uma jornada fascinante e desafiadora para ambos

Clique para ouvir esta notícia

* Karine Capiotti

A dependência química é um dos maiores agentes neutralizadores de talentos, de autoestima e da união família que já conheci. A melhor tradução foi de um texto que li: “A dependência a uma droga é caracterizada pelo descontrole do indivíduo no uso da substância, que, aos poucos, o desintegra da sociedade”.

Como psicóloga, já vi vários casos clínicos e histórias de adição, muitas delas, infelizmente, com um fim dramático ou sem o fim…

Seria mais um dia de atendimentos em meu consultório, quando atendi o Marco Leite. Uma mente inquieta, com um olhar de mundo curioso e sensível. Vi de cara que não seria um caso fácil, pois ali estava um ser humano precisando de ajuda, mas muito inteligente e seguro de si. A partir de então, iniciamos uma jornada fascinante e desafiadora para ambos.

Confiança foi o grande norteador desse caminho.

Confiança em acreditar que ele, realmente, queria mudar de vida.

Confiança naquilo que ele faria com o seu grande talento, curiosidade e sensibilidade, nossos aliados para um futuro de livros, família, bons amigos, ensinamentos e cultura. Assim, pouco a pouco, com muita dedicação, o vi se reinventar.

Ele passou pela internação, acompanhamento e, novamente, internação. Viu fracassos e oportunidades nesse caminho.

Foi difícil.

Ele sempre teve, porém, uma alma de professor, de quem observa, acolhe e transforma. E no meio do tratamento, percebeu-se como uma ferramenta de ajuda. Sua força de vontade me inspira, pois não é nada fácil se reinventar. Ainda mais no descrédito e no meio de tantas tentações.

Pois ele foi lá e fez!

Se conheceu, identificou gatilhos, e focou em ajudar o próximo. Ministrou palestras, acolheu, inspirou. E assim, mudou o seu mundo e o meu.

Agradeço pela confiança e pelo aprendizado.

 

*Karine Capiotti | Psicóloga

Ela será parte do livro e, sempre, de minha história.

 

IMPORTANTE

Este é um dos muitos textos sobre recuperação da dependência química e do álcool que escrevi durante os 20 anos de minha caminhada rumo a sonhada sobriedade. Não sei se alcançarei, sobriedade é muito mais que parar com o uso do álcool e das drogas, mas estou no caminho certo. O projeto é um livro, ele vai sair, se possível, lançado na Feira do Livro de Canoas ainda este ano.

Por enquanto, todos os finais de semana irei colocar um dos textos em nosso site, se ajudar alguém que estiver procurando ajuda, já estarei gratificado.

BOM DIA PARA TODOS!

Uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore