Livro das possibilidades | Quem serão os candidatos de Canoas para Deputado Federal e Estadual

Clique para ouvir esta notícia

Olhando o atual quadro na Câmara de Vereadores de Canoas, temos 11 partidos representados na Casa Legislativa.

Fomos a campo para tentar descobrir quais dos edis da Câmara poderia concorrer aos cargos eletivos para a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa.

Dos 21 vereadores e dos 11 partidos: PSD, PRD, União Brasil, PP, Republicanos, PV, PSDB, PT, PL, Novo e PDT, temos poucos nomes que irão se aventurar para voos maiores.

No PSD, o candidato que tem sido aventado é Jairo Jorge, se estiver elegível, irá a deputado estadual. Mas ele não está na Câmara, é o líder da agremiação na cidade e um candidato natural, exatamente pela liderança que exerce. Já o vereador Jefferson Otto, conforme comentários, seria um possível alternativa para Deputado Federal.

PRD, temos o vereador Leandrinho, esse manifesta clara intenção de colocar seu nome para disputar uma cadeira de Deputado Federal. O edil é grande parceiro político do atual presidente da Câmara de Canoas e não descarta uma dobradinha.

Márcio Freitas, diz estar focado em sua pasta de assistência social no executivo Canoas, onde tem desenvolvido um bom trabalho. Mas é uma liderança que não deve ficar de fora. O secretário estuda possibilidades, não sabe ainda se concorre a Federal ou Estadual e também tem vários convites para ingressar em uma nova agremiação. Mas Márcio enfatiza, “qualquer decisão ou construção passará pelo crivo do Prefeito Airton Souza, com quem ele tem um compromisso firmado”.

Luiz Carlos Busato é o único representante de Canoas na Câmara Federal, ele vai concorre a reeleição

União Brasil, o partido do único deputado eleito por Canoas, Luiz Carlos Busato está em seu quarto mandato e vai concorrer mais uma vez, suas andanças pelos quatro costados do RS indicam que a campanha está forte. Já o vereador e presidente da Câmara Eric Douglas, o mais votado da cidade, quer ocupar um assento na Assembleia Legislativa e já está com a campanha na rua.

PP (Progressitas), a aposta da agremiação é em Jonas Dalagna, ainda não se definiu e espera por decisões da Executiva Estadual. A candidatura seria um termômetro para seu grande objetivo, visto que Jonas sonha grande. Ele quer o Paço Municipal em 2028. Porém, Jonas se diz inclinado a apostar no Deputado Marcus Vinícius em sua reeleição para a Assembleia Legislativa.

O Republicanos, de Beth Colombo, a principal liderança do partido, não irá concorrer. Porém, Cassio Fernando Giacchin da Silveira (assessor parlamentar do vereador Eracildo Link) já está com o bloco na rua e lançando sua candidatura para Deputado Estadual. Vale lembrar que dois Deputados Federais eleitos, disputam a reeleição e moram em Canoas, são eles: Carlos Gomes e Franciane Bayer.

PSDB, não terá candidato entre os dois vereadores. Bamberg e Patrício estão dispostos em apostar em nomes fortes do partido para as eleições de 2026.

O PT, conversamos com várias correntes do Partido dos Trabalhadores, quase todas as lideranças já estão em campanha para os figurões que disputam reeleições. A única que ainda está indefinida é a ex-vereadora Maria Eunice, se concorrer, será a Deputada Federal onde hoje é suplente.

Novo, conversamos com vereador Rodrigo D’Ávila, ele nos garante que se for o melhor para o partido irá, sim, colocar seu nome para concorrer a Deputado Estadual. Os outros candidatos que podem aparecer em candidaturas seriam, Odirlei Campiol (candidato a prefeito em 2024) e Viviane Loticci, para a Câmara Federal.

O Partido Verde, candidato natural é Cris Moraes. Ele fez 19 mil votos na última eleição para Deputado Federal e agora concorre novamente a uma vaga na Câmara Federal. Cris diz, “ser o grande representante da causa animal em Canoas e no Estado. Que já está andando por todo o RS, o foco é se eleger e não poupará esforços para isso”.

PDT, pelo partido trabalhista, o vereador Alexandre Gonçalves, o segundo mais votado nas eleições de 2024, irá tentar uma cadeira de Deputado Estadual. Para a Câmara Federal o partido ainda está definindo as possibilidades de nomes.

PL, segundos informações, os Liberais ainda não decidiram por nomes para cargos eletivos de 2026. O partido do Prefeito Airton Souza, tem forte influência de deputados de fora da cidade, com vereadores comprometidos com eles. Talvez aí resida a dificuldade de nomes locais para concorrer ao pleito.

 

COMPOSIÇÃO DA CÂMARA HOJE

NOTA DO NOTÍCIAS A ALDEIA

Aqui desenhamos um mapa das possíveis candidaturas em Canoas, devem existir outras, mas tomamos como base os partidos que tem representação na Câmara de Vereadores de Canoas. As deduções são somente possibilidades e ainda nada está definido. A intenção é de ir clareando os caminhos para o eleitor e com isso oportunizar as escolhas para 2026.

VEJA QUEM FORAM OS DEPUTADOS JÁ ELEITOS NA HISTÓRIA DE CANOAS

Senado
Paulo Paim

Deputados Federais
Jorge Uequed
Ivo Lech
Paulo Paim
Hugo Simões Lagranha
Luiz Carlos Busato
Marco Maia

 

Deputados Estaduais
Carlos Giacomazzi
Nelsinho Metalúrgico
Ledevino Piccinini
Luiz Antônio Possebon
Nedy de Vargas Marques
Francisco Dequi
Jurandir Maciel
Coffy Rodrigues
Sezefredo Azambuja Vieira

 

 

 

4 Respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore