A queda nas temperaturas com a proximidade do inverno reforça a necessidade da população buscar a vacina da gripe. Em Canoas, a dose do imunizante está disponível em todas as unidades de saúde e na Central de Vacinas.
Os números da vacinação no município ainda são baixos, especialmente entre o público infantil. Do total de 25.816 crianças que deveriam ter sido imunizadas, apenas 5.733 se vacinaram, equivalente a 21,11%. Entre os idosos, 62,91% das pessoas com 60 anos ou mais foram imunizadas. A população geral alcança 50,12% da meta de 90%.
De acordo com o médico infectologista do Hospital Universitário de Canoas (HU), Júlio Cezar Cordeiro, alguns grupos são prioritários para receber a vacina, entre eles idosos, crianças e gestantes, que podem sofrer as consequências mais graves caso contraiam a H1N1.
“Em caso de síndrome respiratória aguda, que também acontece a partir do vírus da Influenza, as pessoas podem precisar de internação, uso de ventilação ou até acesso a uma UTI. É importante quebrarmos o ciclo de transmissão do vírus, e isso é possível com a vacinação e alguns cuidados, como evitar ambientes aglomerados, pouco ventilados e o compartilhamento de utensílios.”, destaca o médico.
Onde se vacinar
Gripe: A vacinação está disponível para a população a partir de seis meses de idade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h (para população acima de 12 anos). Aos sábados, a aplicação acontece na Unidade Santa Isabel, localizada na rua Frei Orlando, 141, das 8h às 17h e no Prefeitura na Rua. Para se vacinar, basta apresentar o CPF ou o cartão do SUS.
Covid-19: A imunização para crianças está disponível na Unidade de Saúde Santa Isabel, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h (com entrega de fichas até 15h45) e, aos sábados, das 8h às 17h. As crianças de 3 e 4 anos podem fazer a dose de reforço da Coronavac, desde que tenham tomado a segunda dose há quatro meses ou mais. Para os adultos, a aplicação da dose bivalente da Covid está disponível em 11 unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h. Já a monovalente é aplicada exclusivamente na Central de Vacinas.
ECOM – Escritório de Comunicação da Prefeitura de Canoas