A Prefeitura de Canoas iniciou, nesta segunda-feira (20), os trabalhos para limpeza das áreas atingidas pela enchente na cidade. A operação começou pelos bairros São Luís, Mato Grande, Central Park, Fátima e Centro, onde o nível das águas já recuou o suficiente para possibilitar o serviço.
Para intensificar os trabalhos, a Prefeitura realizou a locação emergencial de 40 retroescavadeiras, 120 caminhões caçamba basculante, 10 caminhões garra, duas motoniveladoras e quatro pás carregadeiras, pelo prazo de 90 dias. Nas demais regiões, a Administração Municipal seguirá monitorando a altura da cheia, para que os locais também passem por limpeza.
O prefeito Jairo Jorge destaca que o trabalho é fundamental para iniciar a reconstrução da cidade. “Iniciamos uma verdadeira força-tarefa, com 40 equipes e um grande maquinário para efetuar a limpeza e a retirada de todos esses materiais do lado oeste da cidade. Esse é um esforço muito importante para iniciarmos a recuperação dessas áreas”, frisou.
Aqueles que tiveram móveis, eletrodomésticos e outros itens danificados pelas enchentes devem deixá-los em frente às duas casas, para que os caminhões façam a retirada. Ao retornar para suas casas, a Prefeitura alerta para o cuidado que os moradores devem ter com a água contaminada, que pode causar doenças como a leptospirose, e também com animais peçonhentos, como aranhas, cobras e escorpiões, que podem estar escondidos nos cantos das residências.
Escritório de Comunicação